Home - Sociedade - “Da Nossa Terra” promove produtos biológicos, agrícolas e tradicionais

“Da Nossa Terra” promove produtos biológicos, agrícolas e tradicionais

No próximo sábado, dia 11, realiza-se a primeira edição de 2014 da mostra “Da Nossa Terra”. A iniciativa continua a centrar-se na promoção dos produtos endógenos.

Através da mostra que acontece entre as 08h30 e as 13h00, nas instalações provisórias do Mercado Municipal, o município de Oliveira do Hospital e a ADI continuam a investir no apoio à pequena economia agrícola de cariz familiar, incentivando o desenvolvimento desta actividade.

Patente desde setembro de 2012, no segundo sábado de cada mês, a mostra de produtos tradicionais do concelho de Oliveira do Hospital e da região da Beira Serra entrou nos hábitos de consumo de todos aqueles que preferem produtos de qualidade a preços mais baixos.

Desde o seu início, a Mostra de Produtos Biológicos, Agrícolas e Tradicionais de Oliveira do Hospital – “Da Nossa Terra” tem vindo a aumentar o número de produtores permanentes, por onde já passaram, no total, mais de uma centena de produtores. A organização da Mostra continua a acolher a inscrição de mais e novos produtores, para que esta iniciativa possa continuar a crescer e a inserir-se nos hábitos dos oliveirenses.

A mostra “Da Nossa Terra” faz a apologia deste tipo de produtos, nascidos na terra e vindos directamente dela para as nossas casas. Para além desta vantagem, existe uma outra, económica, podendo o consumidor adquirir produtos tradicionais de qualidade a preços mais baixos, no que tem sido assumido como um meio de promoção de hábitos de alimentação saudável, associada à qualidade dos produtos da terra.

Outra das facetas mais interessantes da Mostra resulta da oportunidade que tem sido dada a vários produtores locais para escoarem a suas produções, permitindo acréscimos de rendimento a estas famílias.

“Da Nossa Terra” consiste numa mostra do que de melhor se produz em termos de produtos biológicos, agrícolas e tradicionais no concelho de Oliveira do Hospital e concelhos limítrofes, não esquecendo igualmente algum do artesanato do concelho e da região. Podem participar na Mostra todos os produtores biológicos do concelho e da região, bem como produtores de agricultura tradicional, desde que se insiram no âmbito da iniciativa e que queiram abraçar a causa da promoção, divulgação e venda dos produtos produzidos na nossa terra, seja em modo de produção tradicional, as usuais produções da horta, do quintal ou da quinta, seja os produtos biológicos.

LEIA TAMBÉM

Semana europeia da mobilidade assinalada com ciclismo nas escolas de Seia

O Município de Seia, a propósito da Semana Europeia da Mobilidade, e operacionalizada pela Associação …

Município de Gouveia assegura transportes escolares durante greve rodoviária

O Município de Gouveia está a assegurar o transporte escolar, devido à greve dos transportes, …