A deputada social-democrata Fátima Ramos desafiou hoje no Parlamento os colegas do Partido Socialista a votarem favoravelmente o projecto de resolução que o PSD apresentará a discussão o dia 23 e que visa aplicar o desconto já aprovado de 50 por cento nas ex-Scuts, incluindo também a A13. Fátima Ramos lembrou mesmo a promessa da ministra da Coesão em plena campanha eleitoral quando garantiu em Castelo Branco que se o PS fosse Governo deixaria “continuaria a redução das portagens”.
“E ponderaremos não a isenção das portagens, mas a sua abolição”, continuou, na altura, segundo Fátima Ramos, a ministra Ana Abrunhosa. “Pensando na ética republicana, pensando nas pessoas, apelo aos senhores deputados do Partido Socialista que votem a favor. Tenho a certeza que a senhora ministra da Coesão ficará contente”, desafiou, alertando que o PS nem sequer o desconto de 50 por cento aprovado no Parlamento aplicou.
A deputada eleita por Coimbra e ex-presidente da CM de Miranda do Corvo disse ainda que “numa altura em que a inflação retira poder de compra” o cenário é muito “mais alarmante quando olhamos para o interior do nosso país” cada vez mais desertificada. “Os anúncios têm sido inconsequentes. E 45 por cento da nossa população está em duas áreas metropolitanas, deixando o resto do país praticamente sem gente. Segundo os últimos censos, tivemos concelhos que perderam 20 por cento da população. Isto significa que ou temos medidas de descriminação positiva e valorizamos o território e as pessoas que vivem nestas regiões ou então temos uma zona do país cada vez mais despovoado”, alertou Fátima Ramos.