Home - Economia - Desemprego desce há nove meses consecutivos

Desemprego desce há nove meses consecutivos

Em Novembro, a taxa de desemprego situou-se nos 15,5%, o valor mais baixo do último ano. Contudo, aumentou entre os jovens.

A taxa de desemprego em Portugal voltou a descer em Novembro, pelo nono mês consecutivo, atingindo os 15,5%. Este é o valor mais baixo do último ano. Contudo, a descida face ao mês anterior não é significativa e o desemprego entre os mais jovens aumentou.
Em Outubro, a taxa de desemprego reportada pelo Eurostat situava-se nos 15,6% e, entre os menores de 25 anos, chegava aos 36,5%. Entre esta população, em Novembro, a taxa aumentou para 36,8%.

Actualmente, em Portugal há 824 mil pessoas sem trabalho, pouco menos de seis mil face a Outubro. Destas, 150 mil têm menos de 25 anos (149 mil em Outubro). Há um ano atrás, em Novembro de 2012, havia mais 91 mil portugueses no desemprego.

O desemprego jovem tem vindo a aumentar desde Setembro. Nessa altura, havia 146 mil jovens se trabalho, número que aumentou para 149 mil no mês seguinte. Quanto à taxa de desemprego global desde Fevereiro, tem vindo a descer. Nessa altura era de 17,6%.

Portugal é um dos cinco países da União Europeia a registar a maior descida. É acompanhado na tendência pela Irlanda (com uma taxa de 12,3%), Letónia (12%), Lituânia (11,3%) e Hungria (9,5%).

Entre os países da zona euro a taxa de desemprego situou-se nos 12,1% em Novembro e mantém-se estável desde Abril. Já entre os Estados-membros, o desemprego foi de 10,9%, estável desde Maio.

Os países com menores níveis são a Áustria (4,8%), Alemanha (5,2%) e o Luxemburgo (6,1%). Grécia e Espanha têm as taxas mais elevadas, com 27,4% e 26,7%, respectivamente.

publico.pt

LEIA TAMBÉM

Verão já começou, mas sol só regressa na quarta

O Verão chegou acompanhado de nuvens, chuva e temperaturas amenas. O sol só regressa quarta-feira …

Gaspar Gonçalves da Mortágua conquistou medalha de bronze na prova de fundo Elites

A Equipa Continental UCI Tavfer-Measindot-Mortágua conseguiu colocar um ciclista nos três primeiros classificados na Prova …