Home - Destaques - Detido homem que tinha arsenal em Ervedal da Beira

Detido homem que tinha arsenal em Ervedal da Beira

A GNR da Lousã deteve, ontem, em Ervedal da Beira um homem, de 52 anos, que tinha na sua posse armas, munições e explosivos. A operação é resultado de uma investigação que decorria há já cinco meses.

O Núcleo de Investigação Criminal (NIC), do Destacamento Territorial da Lousã realizou ao início da manhã de ontem, em Ervedal da Beira, duas buscas domiciliárias que culminaram com a apreensão de diversas armas, munições e explosivos.

Na sequência das apreensões foi detido um indivíduo, português, de 52 anos, pelo crime de posse ilegal de armas, munições e explosivos.

A operação ocorreu na sequência de uma investigação pela posse ilegal de armas, munições e explosivos, que decorria há aproximadamente cinco meses, no Destacamento Territorial da GNR da Lousã.

Como resultado da operação, foi apreendida uma espingarda caçadeira, calibre 9 mm, uma arma de fogo semiautomática, calibre 7,65 mm, um revólver, calibre 6,35 mm, uma navalha de abertura automática “Ponto e Mola”, uma carabina de calibre .22, uma espingarda de ar comprimido, calibre 4,5 mm, 17 cartuchos zagalote, de calibre 12, 250 munições, calibre .32, 102 munições, calibre .22, 9,91 metros de Cordão Lento, 1,20 metros de Cordão Detonante e 66 Detonadores Pirotécnicos n.º8.

A operação contou com o reforço de Equipas de Inativação de Engenhos Explosivos, com um Binómio de deteção de explosivos e Equipas de Intervenção do Comando Territorial de Coimbra.

De acordo com o comandante do Destacamento Territorial da GNR da Lousã, o homem “não tinha antecedentes criminais”, mas tinha por hábito andar armado no dia a dia. Uma prática para a qual Rui Oliveira não encontra justificação, ao contrário do que acontece com a posse de explosivos, já que o indivíduo em causa “exerceu uma profissão relacionada com explosões em pedreiras”.

O indivíduo foi ainda ontem presente, no Tribunal de Oliveira do Hospital, para primeiro interrogatório judicial.

LEIA TAMBÉM

União Europeia reforça frota de combate a incêndios

A Comissão Europeia anunciou esta hoje o reforço da frota europeia para combate aos incêndios …

Verão já começou, mas sol só regressa na quarta

O Verão chegou acompanhado de nuvens, chuva e temperaturas amenas. O sol só regressa quarta-feira …