Home - Sociedade - Cultura - Dia 24 de Abril: Irene Flunser Pimentel vem a Oliveira do Hospital falar sobre “A Mulher de Abril”

Dia 24 de Abril: Irene Flunser Pimentel vem a Oliveira do Hospital falar sobre “A Mulher de Abril”

 

A Casa da Cultura César Oliveira abre hoje as suas portas, às 21h30, para exibir cinema documental. No grande ecrã vai rodar uma película daquele realizador, intitulada “Significado: se a música portuguesa gostasse dela própria”.

Trata-se de uma ante-estreia a nível nacional que – conforme refere uma nota de imprensa enviada a este diário digital pelo pelouro da cultura da Câmara Municipal –, constitui “uma versão especial para estas comemorações, antes de o filme ser apresentado no Indie Lisboa 2010, Festival de Cinema Independente de Lisboa”.

Neste documentário, o realizador faz uma “viagem pela música tradicional portuguesa, as suas raízes, os seus autores e a sua importância”.

Entretanto, ainda no âmbito das comemorações do 25 de Abril, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital promove este sábado, às 18h00, no auditório da Caixa de Crédito Agrícola, uma palestra com Irene Flunser Pimentel.

O evento, subordinado ao tema “A Mulher de Abril”, tem como figura central a investigadora que em 2007 recebeu o Prémio Pessoa.

Irene Pimentel (na imagem) é uma conceituada historiadora e escritora de importantes obras literárias, como “A História da Pide” e “Mocidade Portuguesa Feminina”. Em 2008, lançou a célebre “Biografia de um Inspector da Pide”, e é também autora da “Fotobiografia de José Afonso”.

Mais recentemente, em 2010, a reputada escritora deu à estampa uma obra literária sobre uma das marcantes figuras da igreja portuguesa no Estado Novo. Trata-se de “Cardeal Cerejeira – O Príncipe da Igreja”.

Consulte aqui o programa completo das comemorações do 25 de Abril.

LEIA TAMBÉM

Seia recebe CineEco que organiza 1º Encontro Mundial de Festivais de Cinema Ambiental com oradores de destaque mundial e mais de 80 filmes

A 24ª edição do CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela  arranca no …

‘Nariz Preto’ de Pedro Tochas chega a Oliveira do Hospital

O espectáculo de Pedro Tochas, ‘Nariz Preto’, inserido no âmbito do programa ‘Coimbra Região de …