Home - Destaques - Diretora do Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja fala de “ato criminoso” no caso do restauro do Santuário

Diretora do Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja fala de “ato criminoso” no caso do restauro do Santuário

Sandra Costa Saldanha, considera que casos como o restauro da ‘Última Ceia’ do Santuário de Nossa Senhora das Preces em Oliveira do Hospital representam um “ato criminoso”.

“Este caso trata-se de um ato criminoso e não é único porque infelizmente há décadas que se repetem sistematicamente situações danosas e altamente dramáticas contra o património cultural em todas as dioceses”, disse a diretora do Secretariado Nacional dos Bens Culturais da igreja (SNBCI)
A responsável pelo SNBCI, organismo da Conferência Episcopal Portuguesa, divulgou as primeiras fotos da situação no dia 11 de fevereiro: restauro em causa foi feito há 7 anos por alunos da Universidade de Tempos Livre de Coimbra.

“É importante que se faça uma fiscalização e se penalizem estes atos e isso é realmente o que não funciona, tal como uma autonomia local que é altamente nociva para o património porque todos fazem o que querem e quando querem sem que haja uma penalização”, denuncia.

“Por vezes estas situações são mais graves que as situações dos furtos porque um restauro desta natureza pode destruir o objeto para sempre e quando acontece um roubo há sempre a esperança que a peça possa ser recuperada”, sustenta Sandra Costa Saldanha.

Na opinião de Sandra Costa Saldanha o caso de Oliveira do Hospital “não aconteceu por falta de regras ou de leis porque tudo isso existe, simplesmente há uma inércia, uma total autonomia que é muito nociva porque não tem controlo”.

Quanto à situação específica do Santuário de Nossa Senhora das Preces em Oliveira do Hospital, “cabe agora à Diocese de Coimbra tomar as medidas necessárias para resolver esta questão específica”, concluiu.

A intervenção, da responsabilidade de João Vieira Duque, tem sido defendida pelo próprio, pelo pároco local e pela irmandade do santuário.

*Com Eclesia

LEIA TAMBÉM

Bebé nasceu na ambulância dos Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira

Os Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira auxiliaram hoje o nascimento de uma criança quando …

Carlos Monteiro quer municípios da CIM Coimbra articulados no PRR

O Conselho Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal (CEDI) esteve hoje reunido na CIM Região de Coimbra, …