Home - Opinião - Do Jano com estima. Vale do Mondego negligenciado – também no concelho de Oliveira do Hospital. Autor: João Dinis.

Do Jano com estima. Vale do Mondego negligenciado – também no concelho de Oliveira do Hospital. Autor: João Dinis.

Ao retomar este tema, começo com um “berro escrito” de indignação: – como é possível tanta falta de eficácia por parte das Entidades Públicas com responsabilidades directas e indirectas no assunto?!  A começar pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, a continuar pelo ICNF, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, pela APA – Agência Portuguesa do Ambiente, pelo Ministério do Ambiente e da Acção Climática?!      É uma situação que indicia uma continuada negligência!

Da nossa parte, e até enquanto Autarca na Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira, vimos insistindo em sucessivas exposições e requerimentos, sempre ilustrados como fotos alusivas, endereçados a essas Entidades e mais algumas.  Ainda muito recentemente, utilizámos a forma de uma “Carta Aberta” para o fazermos. Porém, é raro obter respostas e as que chegaram são meramente burocráticas.  Também por isso, aqui fica o protesto.

A consequência mais visível é a continuada devassa, ao que se sabe impune, que se pode observar no leito e envolvências do Rio Mondego, ainda por cima em áreas integradas na chamada “Rede Natura 2000” o que deveria significar muito mais cuidados e muito melhor acompanhamento em relação ao que se passa no terreno (e nas águas).  Mas não, que se mantêm: – a destruição de Açudes e de partes de margens, a extracção de areias, a poluição, a abertura mecânica de socalcos nas vertentes, indo até muito próximo ao leito do Rio, o plantio abusivo de Eucaliptais, a invasão de espaços significativos por plantas e árvores infestantes como a Mimosa, a desflorestação e erosão já crónicas das vertentes, a colocação de obstáculos ao acesso às margens do Rio, a elevada degradação do Estradão fundeiro que, se arranjado, deveria permitir, todo o ano, a circulação de viaturas pelo Vale do Rio Mondego nesta zona.

Acontece entretanto, e isso em princípio é bom, a instalação de bastantes imigrantes neste bonito Vale do Mondego, circunstância a acarinhar também com a intervenção de organismos públicos de forma mais sistemática e integrada com o objectivo de defender e promover as condições naturais que o Rio Mondego e o seu Vale por aqui proporcionam.   E que, apesar de tudo, continuam a atrair Gente.

Defender e promover, para usufruir, as paisagens e outros atractivos na Cordinha !

Da nossa parte temos vindo a propor e a reclamar a quem de direito, e  para além de medidas estruturantes como a acção de reflorestação das áreas ardidas e a prevenção de Incêndios Rurais, e só como exemplos a inserir nesta zona do Vale do Mondego, um “Passadiço” panorâmico e pedonal que corra por baixo da Penha da Póvoa, indo por Vale do Ferro, até Seixas da Beira.  Tem sido esta a nossa proposta principal que somos munícipes do concelho de Oliveira do Hospital e, neste Concelho, autarcas na União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira. Assim, muito gostaríamos de ver valorizada esta zona da “nossa” Cordinha. Todavia, em alternativa e caso se mantenha, a este respeito, a inacção da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, um “Passadiço Panorâmico” idêntico também poderá ser instalado na margem direita do Rio, nos concelhos de Nelas e Carregal do Sal embora, por aí, não haja um miradouro dominante sobre o Vale do Mondego.

E sim, na crista da altaneira “Penha da Póvoa”, será muito interessante a instalação de um “Miradouro” devidamente protegido para, desde aí, se observar em segurança a beleza deste Vale!

Lamentavelmente, nem Câmara Municipal de Oliveira do Hospital nem Governos Centrais se dispõem a tal, e bem pelo contrário, continuam a “abandonar” esta zona.

Da nossa parte apelamos para outros cidadãos para que nos juntemos em acções cívicas capazes de sensibilizar melhor Entidades e Populações e, bem assim, capazes de reclamar com serenidade e firmeza aquilo a que temos direito nestas matérias.

1 de Março de 2023

Viva o “Munda” – o Mondego!

Viva a Cordinha!

Viva o Futuro com mais e melhor qualidade de vida para as nossas Gentes e Visitantes!

 

 

 

 

Autor: João Dinis, Jano

 

LEIA TAMBÉM

“Abusos” alexandrinos… Autor: Manuel Mendes

O presidente da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, envolve-se nos debates …

Só a Paz vale a pena! Na Ucrânia e em todo o Mundo! Autor: Carlos Martelo

Faz um ano desde a invasão da Ucrânia pela Rússia de Putin imperialista. É o …