Home - Sociedade - Cultura - Documentário do oliveirense Tiago Cerveira sobre Mel DOP da Lousã vence prémios em festival internacional

Documentário do oliveirense Tiago Cerveira sobre Mel DOP da Lousã vence prémios em festival internacional

O documentário “A Million Food Stories – Mel“ é o nome do documentário da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra que recebeu, recentemente, dois prémios no festival de filmes gastronómicos Food Film Menu 2022, pelo Instituto Internacional de Gastronomia, Arte, Cultura e Turismo (IGCAT). O documentário, dedicado ao Mel DOP da Serra da Lousã, realizado pelo oliveirense Tiago Cerveira, com guião da Coolectiva, foi o vencedor na categoria “Food Gifts from the regions of gastronomy /presentes alimentares das Regiões de gastronomia” e arrecadou ainda o terceiro prémio na categoria “Filme Favorito do Público”.

“Estes prémios são o reconhecimento da dedicação e do empenho na promoção dos nossos produtos endógenos, nomeadamente o Mel DOP Serra da Lousã, e é uma honra receber esta gratificação. Além de enaltecer um dos produtos diferenciadores da Região de Coimbra e mostrar a importância da conservação da biodiversidade e sustentabilidade, estes prémios valorizam o trabalho da CIM Região de Coimbra enquanto promotora da gastronomia deste Território”, afirma o presidente da CIM Região de Coimbra, Emílio Torrão.

Este documentário faz parte de uma série documental de oito episódios, produzida pela CIM Região de Coimbra, dedicada à gastronomia enquanto património identitário, com destaque para alguns produtos endógenos diferenciadores da Região.

Tiago Cerveira

Depois de avaliar mais de 50 filmes de curta-metragem, um júri de peritos internacionais dos setores alimentar, cultural e cinematográfico elegeu 10 documentários vencedores em cada categoria do Food Film Menu 2022 para serem exibidos em diferentes festivais de cinema por todo o mundo. Na sequência desta pré-selecção de vencedores, o IGCAT lançou uma votação popular que seleccionou os “Filmes Favoritos do Público”, cujos vencedores foram anunciados na 9.ª Reunião Anual de Peritos IGCAT, no dia 20 de Outubro.

“A Million Food Stories – Mel” é um documentário que destaca a importância das abelhas e do mel. Explica também o papel de uma cooperativa no apoio aos criadores de abelhas, fornecendo ciência, investigação e sustentando a qualidade esperada de um produto de indicação geográfica protegida. Liga-se depois à parte gastronómica de Coimbra como Região Europeia de Gastronomia 2021-2022 e ao Chef Embaixador, que mostra a versatilidade do mel e dos produtos relacionados com o mel, como o pólen. Muito boa iluminação nas imagens das entrevistas e nas imagens de produtos”, destaca Diane Dodd, membro do júri.

Todos os anos, o Food Film Menu convida realizadores de todo o mundo a partilharem histórias alimentares inspiradoras das suas regiões, representando criativamente produtos alimentares locais; receitas; produtores alimentares; chefs; tradições alimentares; inovações alimentares; técnicas e práticas alimentares; paisagens alimentares; ou património construído relacionado com a gastronomia regional.

 

LEIA TAMBÉM

Choque frontal em Seixo da Beira provoca ferido grave

Um choque frontal entre dois veículos ligeiros de mercadorias hoje de manhã em Seixo da …

Oliveira do Hospital: viatura corta trânsito pedonal junto ao rio Alva desde Agosto

Uma viatura pesada de matrícula francesa está a impedir o trânsito pedonal, junto ponte romana, …