Home - Região - Local - Dominado fogo que hoje se reacendeu em Tábua

Dominado fogo que hoje se reacendeu em Tábua

O incêndio florestal que deflagrou na terça-feira no concelho de Tábua, que esteve em fase de conclusão e se reacendeu hoje, está dominado, disse o presidente da Câmara daquela vila, Mário Loureiro.  O fogo, que teve início na terça-feira, pelas 14:00, na zona de Várzea Candosa, na freguesia de Covas e Vila Nova de Oliveirinha, em povoamento florestal, reacendeu-se pelas 14h22.

Nessa altura, as chamas estavam a ser combatidas por 424 operacionais, apoiados por 117 viaturas e sete meios aéreos, sendo a maior preocupação a defesa e protecção dos habitantes de várias pequenas povoações muito dispersa. Pelas 19h00, o fogo entrava entrou em fase de resolução, isto é, “sem perigo de propagação para além do perímetro já atingido”.

Às 21h00 estava “dominado e já quase a entrar em fase de rescaldo”, explicou o presidente da Câmara de Tábua. A diminuição da intensidade do vento, a partir do final da tarde, contribui para “acalmar a situação”, tal como aconteceu na terça-feira, dia em que, no entanto, como hoje, foi essencial o trabalho de quem “coordenou as operações e combateu [o incêndio] no terreno”, sublinhou o autarca. De acordo com a página da ANPC na internet, pelas 21h10, o fogo estava em fase de resolução, mobilizando 397 operacionais, apoiados por 113 veículos.

 

LEIA TAMBÉM

Restauro de locomotiva para rotunda da Guarda custa 74,5 mil euros, mais IVA

O restauro da locomotiva a vapor CP294, que vai ser instalada na rotunda junto ao …

Movimento lamenta investimento de 250 milhões em habitação na zona Centro, esquecendo vítimas dos incêndios de 2017

O Movimento Associativo de Apoio às Vítimas do Incêndio de Midões lamentou que Instituto da Habitação …