Home - Últimas - Duplicação do troço do IP3 entre Santa Comba Dão e Viseu deve arrancar em 2023, diz o Governo

Duplicação do troço do IP3 entre Santa Comba Dão e Viseu deve arrancar em 2023, diz o Governo

O Ministério das Infra-estruturas disse hoje esperar que as obras da empreitada de duplicação do troço do IP3 entre Santa Comba Dão e Viseu, arranquem ainda em 2023. Em resposta escrita à agência Lusa, o Ministério referiu que espera que o concurso para a duplicação do IP3, entre aqueles dois concelhos do distrito de Viseu, possa ser publicado “após a obtenção de decisão favorável sobre a conformidade ambiental do projecto de execução, o que se espera poder ocorrer entre Dezembro deste ano e Janeiro de 2023”. “Desta forma, a obra poderá iniciar-se ainda em 2023”, realçou fonte oficial do Ministério das Infra-estruturas.

As comunidades intermunicipais (CIM) de Viseu Dão Lafões e da Região de Coimbra criticaram recentemente os atrasos nas obras de requalificação do IP3 e defenderam uma alternativa que garanta, no futuro, perfil de auto-estrada em todo a via.

O Governo realçou que o troço que agora deverá arrancar na via que liga Coimbra a Viseu foi o primeiro a “avançar para obra” por ser considerado aquele que tem um registo de maior sinistralidade, tendo sido dada prioridade pela Infra-estruturas de Portugal (IP) a esta empreitada.

Questionado sobre se estão a ser estudadas alternativas que permitam garantir o perfil de auto-estrada em toda a extensão do IP3 (uma das críticas dos autarcas), o Ministério das Infra-estruturas respondeu que “os projectos de execução para os restantes troços do IP3 a duplicar (Souselas/Penacova e Lagoa Azul/Santa Comba Dão) também já se encontram em elaboração”.

“O Governo mantém o seu empenho em desenvolver os estudos necessários para encontrar uma solução que permita que o troço entre Penacova e a foz do Dão, cuja requalificação foi concluída em 2021, possa vir a contar também com um perfil de duas vias por sentido”, vincou.

 

LEIA TAMBÉM

IPMA prolonga aviso amarelo devido ao frio

O IPMA prolongou o aviso amarelo até às 11h00 de quinta-feira nos distritos de Vila …

Equipa de ciclismo Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua aposta na continuidade do “trabalho desenvolvido em 2022”

A Equipa Continental UCI Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua para a nova temporada foi apresentada no auditório do …