Home - Últimas - Eduardo Cabrita admite que combate ao incêndio de Oleiros se prolongue até “terça ou quarta-feira”

Eduardo Cabrita admite que combate ao incêndio de Oleiros se prolongue até “terça ou quarta-feira”

O ministro da Administração Interna assegurou hoje “todos os esforços” no incêndio que lavra em Oleiros, Sertã e Proença-a-Nova, distrito de Castelo Branco, com prioridade na protecção das populações, admitindo que a mobilização do dispositivo até terça ou quarta-feira. O ministro lamentou ainda a morte do bombeiro Diogo Dias, de 21 anos, durante o combate a este fogo e admitiu que o incêndio é “de grande complexidade”.

“Admitimos que este incêndio – é necessário dizê-lo com realismo – possa envolver mobilização do dispositivo até terça ou quarta-feira, fazendo uma monitorização permanente do nível de resposta”, declarou Eduardo Cabrita, no final de uma reunião do Centro de Coordenação Operacional Nacional (CCON), na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC), em Carnaxide, concelho de Oeiras, distrito de Lisboa.

Relativamente a este fogo que lavra em Oleiros, Sertã e Proença-a-Nova, o governante disse que “estão mobilizados todos os recursos necessários”, que se consideram “adequados a um incêndio de grande complexidade”. De acordo com Eduardo Cabrita, “a prioridade é a salvaguarda da vida humana, com a realização das evacuações que se vieram a demonstrar necessárias”. Assim, o governante adiantou que está, desde sábado, “em contacto muito próximo”, com os presidentes das Câmaras Municipais de Oleiros, Sertã e Proença-a-Nova, considerando que existe “uma plena conjugação na resposta, quer operacional, quer no apoio às populações”.

“Estamos a colocar todos os esforços na contenção do incêndio e na protecção das populações, fazendo o combate de trás para a frente e nos flancos onde esse combate é tecnicamente viável”, referiu o titular da pasta da Administração Interna. O governante indicou ainda as condições meteorológicas previstas para esta região de Castelo Branco, com “temperaturas que poderão vir hoje até 43 graus, ventos superiores a 65 quilómetros/hora e níveis de humidade muito baixos”.

LEIA TAMBÉM

Autoridades de La Palma agradecem donativo da MAAVIM

O Governo regional do arquipélago das Canárias agradeceu hoje via email o donativo de 500 …

Padre investigado por alegadamente assediar menor em Viseu 

O Ministério Público está a investigar um padre da diocese de Viseu, de 46 anos, …