Home - Últimas - Electrodomésticos passam a ter a partir de amanhã novas etiquetas energéticas

Electrodomésticos passam a ter a partir de amanhã novas etiquetas energéticas

A partir de amanhã, 1 de Março, entram em circulação as novas etiquetas energéticas para máquinas de lavar loiça, máquinas de lavar roupa, frigoríficos e monitores (incluindo televisores). As novas etiquetas energéticas usam uma escala simplificada de A a G, substituindo as categorias A+, A++ e A+++, que não permitia ao consumidor fazer a distinção entre os equipamentos mais e os menos eficientes.

A coligação Coolproducts (www.coolproducts.eu), um grupo de mais de 20 organizações, entre as quais a Zero e a Quercus, coliderado pela ECOS, que se dedica à área da normalização ambiental, e pela federação europeia das associações de ambiente (EEB), “dá as boas-vindas às novas etiquetas energéticas, que têm agora uma escala reclassificada.

Esta reclassificação, explicam, com o primeiro A vazio no início, irá permitir que ao longo do tempo surjam aparelhos mais inovadores e eficientes, efetivamente merecedores dos sinais positivos a seguir a esse A”. Uma outra novidade é que as etiquetas passam a ter um código QR, que permitirá aos consumidores acederem a informações adicionais sobre os produtos. As lojas físicas e online tem 14 dias úteis para trocarem as etiquetas nos seus produtos à venda.

LEIA TAMBÉM

CM de Penacova quer livraria do Mondego como área protegida

A Câmara Municipal de Penacova iniciou o processo para a candidatura da Livraria do Mondego …

IP3

Espanhóis contestam vitória da Teixeira Duarte no concurso para alargar IP3 entre Viseu e Santa Comba Dão

Os consórcios liderados pelas espanholas Acciona e Ferrovial e pela bracarense ABB contestaram o resultado …