Home - Região - Freguesias - Em Nogueira do Cravo e Lagares da Beira está tudo a postos para o carnaval

Em Nogueira do Cravo e Lagares da Beira está tudo a postos para o carnaval

 

O desfile de carnaval infantil, que aconteceu esta manhã em Oliveira do Hospital, deu o pontapé de saída aos dois desfiles que por esta altura do ano servem de atração a milhares de pessoas.

Em Nogueira do Cravo e Lagares da Beira está tudo a postos para o grande dia, efetuando-se por agora apenas pequenos ajustes, para que nada falhe. O desfile da freguesia de Nogueira do Cravo é o primeiro a sair à rua. A passagem dos 11 carros alegóricos, fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital e dos figurantes acontece domingo, 19 de fevereiro, a partir das 15h00.

A iniciativa que, após um interregno de uma década, acontece ininterruptamente desde há três anos, pretende devolver a tradição carnavalesca à freguesia que abre, livremente, as suas portas a todos os visitantes que queiram apreciar o desfile de carnaval.

Ainda que o número de visitantes seja fortemente condicionado pelo estado do tempo que se venha a verificar, Carlos Gouveia, membro da organização do Carnaval de Nogueira do Cravo está confiante na boa adesão à iniciativa.

“Gostávamos de ver todas as ruas sem um único espaço livre”, referiu ao correiodabeiraserra.com, notando que o desfile é fruto da vontade que todos têm, “mesmo em tempo de crise”, de manter o carnaval “enraizado” na freguesia.

Carlos Gouveia lembra que o desfile que, domingo, vai percorrer as principais ruas de Nogueira do Cravo é de acesso livre aos visitantes, pelo que, por força das contingências económicas, também o orçamento para esta edição sofreu um corte não devendo ultrapassar os seis mil Euros.

Para que o desfile possa ser uma realidade, Gouveia valoriza o apoio dado pela Câmara Municipal de Oliveira do hospital, Junta de Freguesia de Nogueira do Cravo, empresários e o empenho de todos os elementos – “chegam a colocar dinheiro do próprio bolso”, contou – na venda de rifas.

Para além de contar com a participação habitual da população da freguesia, este ano o desfile de Nogueira do Cravo vai contar com a participação das localidades de Gramaços e Bobadela. No total, o desfile vai ser composto por 11 carros alegóricos e centenas de figurantes.

Carnaval da Beira Serra é “um marco” de Lagares da Beira

Com uma tradição que já ultrapassa as três décadas, o Carnaval da Beira Serra, em Lagares da Beira, também está a postos para percorrer as ruas da freguesia.

Organizado pelos Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira, o cortejo conta com o empenho e envolvimento da população local que se organiza por bairros e outros grupos. Também os mais pequenos se fazem representar através do envolvimento da escola e creche na iniciativa.

Conhecido por atrair verdadeiras enchentes, o Carnaval da Beira Serra tem acesso sujeito ao pagamento de 1,50 Euros de bilheteira. No total, o cortejo deverá contar com 19 viaturas e a participação de centenas de figurantes que irão contagiar as ruas com alegria e animação.

Em contagem decrescente para o desfile, o presidente da direção dos Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira dá conta das boas expectativas em torno da iniciativa, que está sempre dependente do estado do tempo. Ainda assim, tomando por base a experiência de anos anteriores, José Pina acredita que o cortejo “vai atrair muita gente de toda a região”.

Tal como acontece com Nogueira do Cravo, também em Lagares da Beira, o orçamento não escapa à crise que afeta ao país, pelo que não deverá ultrapassar os oito mil Euros. “Teve que haver alguma contenção, mas mantemos a qualidade”, referiu, explicando que de ano para ano há o cuidado de aproveitar materiais e evitar desperdícios.

A iniciativa que volta a contar com o apoio da Câmara Municipal, Junta de Freguesia e empresários, surge este ano com a novidade de iniciar e terminar o cortejo no quartel de bombeiros de Lagares da Beira. De acordo com José Pina, o Carnaval da Beira Serra “é um marco” da freguesia e a ideia é de que, enquanto houver condições, a iniciativa continue por muitos e longos anos.

A tradição carnavalesca em Lagares da Beira não se esgota no cortejo. Outro dos momentos altos e que conta, habitualmente, com a forte participação da população é a leitura das deixas e enterro do entrudo. A iniciativa acontece na quarta-feira, 22 de fevereiro, a partir das 22h00.

LEIA TAMBÉM

Candidato do PSD a Travanca promete “um presidente para todos os dias e não apenas para o fim-de-semana”

O PSD apresentou ontem publicamente a lista candidata à Assembleia de Freguesia de Travanca de …

Festival “Origens” de Travanca de Lagos agendado para o próximo fim-de-semana

Os Jovens da Liga de Travanca de Lagos apresentam, de sexta-feira a domingo, mais uma …