Home - Região - Oliveira do Hospital - Embaixador de Moçambique em Portugal participa nas comemorações do 25 de Abril em Oliveira do Hospital

Embaixador de Moçambique em Portugal participa nas comemorações do 25 de Abril em Oliveira do Hospital

 

O embaixador de Moçambique em Portugal integra o grupo de entidades convidadas pela autarquia oliveirense para participar nas comemorações do 36º aniversário do 25 de Abril.

Miguel Mkaima estará presente na sessão solene que tem lugar no salão nobre dos Paços do Município pelas 10h30 e, que ficará marcada pelo testemunho de várias personalidades que viveram de perto a revolução dos cravos.

“A intenção é de o município estar voltado para outro país, é a procura da internacionalização”, afirmou a vereadora do pelouro da Cultura, Graça Silva ao correiodabeiraserra.com, sublinhando que “é raro conseguir-se ter uma entidade desta natureza no município”.

Distribuídas por três dias, as comemorações do 36º aniversário do 25 de Abril vão ainda contar com a presença de Irene Pimentel, doutorada em História Contemporânea com uma tese sobre a PIDE/DGS, polícia política do Estado, entre 1945/74. Vencedora do Prémio Pessoa em 2007, Irene Pimentel vai participar numa palestra que terá lugar, às 18h30 do dia 24 de Abril, na Casa da Cultura César Oliveira.

Com início no dia 23 de Abril, com a exibição de cinema documental, o programa comemorativo do 25 de Abril em Oliveira do Hospital é ainda composto pela realização da Feira de Artesanato e Coleccionismo que terá lugar, no dia 24 de Abril, junto ao Parque do Mandanelho e por uma série de iniciativas culturais que se desdobram entre a Praça dos Combatentes da Grande Guerra, a Casa da Cultura César Oliveira e o Parque do Mandanelho.

A prática de desporto tem também um lugar de destaque nas comemorações do 25 de Abril com a realização das provas de atletismo, pedestrianismo e pesca desportiva. Com início às 10h00, a prova de Atletismo constituirá um dos momentos altos do programa comemorativo, com partida junto aos Paços do Município. Dividida em dois escalões, a prova tem inscrições abertas até ao dia 23 de Abril.

Contemplando ainda espaço para os mais novos com o Serviço Educativo, as comemorações contam também com o envolvimento dos utentes da ARCIAL e Santa Casa da Misericórdia de Galizes, como forma de se assinalar o Ano Internacional Contra a Pobreza e Exclusão Social.

Conheça aqui o programa comemorativo.

LEIA TAMBÉM

Onda de calor pode levar “a quebra de 70 por cento na produção de fruta da região Centro”

O longo período de tempo previsto de altas temperaturas está a preocupar os produtores de …

Médicos continuam a abandonar Oliveira do Hospital: um já rescindiu e outro prepara-se para pedir transferência

Concelho oliveirense pode ficar em breve com cerca de 7,5 mil utentes sem médico de …