Home - Outros Destaques - Empresa que abastece Oliveira do Hospital, Seia e Gouveia de água apela à poupança devido à seca

Empresa que abastece Oliveira do Hospital, Seia e Gouveia de água apela à poupança devido à seca

A empresa Águas Públicas da Serra da Estrela (APdSE), com sede em Seia, e que abastece, desde 2021, os concelhos de Oliveira do Hospital, Seia e Gouveia está a apelar aos consumidores dos concelhos abrangidos para que, face à seca, usem a água “de forma eficiente”. Devido à situação de seca que o país atravessa, a empresa lançou junto dos consumidores a campanha “Poupe água hoje para ter amanhã. Não gaste mais do que precisa”.

“Portugal enfrenta uma situação de seca severa. Sendo a água um recurso essencial à vida, é urgente poupar e reutilizar muito mais. Seja consciente, use a água de forma eficiente”, refere uma nota da APdSE. A empresa lembrou que o consumidor, com pequenos gestos, “pode poupar milhares de litros de água que são essenciais para usar ou reutilizar para outros fins” e faz as seguintes recomendações: “intensifique todos os cuidados de poupança de água que já tem; intensifique a reutilização da água; feche ligeiramente as torneiras de segurança para reduzir o caudal de água à entrada; se chover, armazene água para a reutilizar; não encha tanques e piscinas”.

A APdSE apelou, por exemplo, que os consumidores reutilizem água sempre que seja possível, tomem duches rápidos, lavem os dentes ou as mãos com a torneira fechada, façam meia descarga do autoclismo, usem as máquinas de lavar roupa e louça com a carga máxima, consertem fugas na canalização, não desperdicem água durante a rega e não lavem os carros com a mangueira (optando pela utilização de um balde).

 

LEIA TAMBÉM

Bombeiros desconfiam de fogo posto em Oliveira do Hospital

Camping de Meruge em risco e população de Casal de Travancinha (Seia) vê as chamas à porta e recorda catástrofe de 2017

O parque de campismo Toca da Raposa, em Meruge, no concelho de Oliveira do Hospital, …

Incêndio em Meruge combatido por 210 operacionais e seis meios aéreos

Um incêndio está a lavrar em Meruge, concelho de Oliveira do Hospital. O fogo, para …