Home - Outros Destaques - EPTOLIVA diz que antecipação ditou sucesso do ensino online naquele estabelecimento

EPTOLIVA diz que antecipação ditou sucesso do ensino online naquele estabelecimento

Antes das “Medidas Extraordinárias de Contenção e Mitigação do Coronavírus”, tomadas pelo Governo, sobre o encerramento das escolas no país, a EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil já tinha tomado a decisão de suspender as actividades escolares presenciais nos seus espaços escolares de Tábua e Oliveira do Hospital. Este estabelecimento de ensino colocou como prioridade a segurança e a saúde dos alunos, professores e funcionários. Essa antecipação ditou o sucesso do ensino à distância.

“Por isso, esta decisão foi precedida de um conjunto de medidas e procedimentos que garantiram a continuidade e a finalização do segundo período com sucesso, onde o regime de ensino à distância se materializou através de aulas online por via de plataformas informáticas do tipo videoconferência, com o devido apoio de outros recursos digitais, estabelecendo-se ainda, a contínua comunicação pelos endereços electrónicos dos professores e alunos”, refere a EPTOLIVA em comunicado. “Simultaneamente, também foi assegurado o acompanhamento psicológico aos alunos e a proximidade na relação Escola-Família, sem descurar a preocupação de acesso de todos os alunos não só a equipamentos, mas também à Internet, facilitado pela oferta de computadores a todos os novos alunos, no início do ano lectivo, e que agora se revelou fundamental”.

“Esta nova e desafiante experiência que, diariamente nos proporciona uma oportunidade de aprendizagem conjunta, reforçando as nossas competências digitais e de formação à distância, que serão, seguramente, uma mais-valia para todos nós no futuro” , explica o presidente da EPTOLIVA, Daniel Costa, salientando que durante estes dias de isolamento social e de confinamento ao espaço familiar, apesar de “fisicamente longe uns dos outros, fomos estreitando os laços, os links e as condições para nos podermos continuar a encontrar, a ajudar-nos mutuamente e a aprender, num ambiente virtual que, felizmente, nos permitiu superar e contornar as limitações impostas por esta pandemia”.

E sob esta lógica, também foram asseguradas a comunicação e a articulação dos procedimentos das reuniões de avaliação, concretizando assim uma justa ambição dos alunos e Encarregados de Educação. As referidas avaliações serão disponibilizadas a todos os Alunos e Encarregados de Educação, através de email. “Fruto de todas as inovações e recursos tecnológicos que a EPTOLIVA já vinha utilizando no seu dia-a-dia, a Escola soube concretizar mais este desafio com sucesso, o que é uma garantia de manutenção da qualidade da formação ministrada na Escola Profissional”, conclui Daniel Costa.

LEIA TAMBÉM

Assessor do candidato do PS, Henrique Barreto, insultou de “forma obscena” cabeça de lista do PSD-CDS/PP

O líder do partido Chega em Oliveira do Hospital conta o que se passou, no …

A angústia de um produtor oliveirense de queijo Serra da Estrela DOP que pondera abandonar a actividade no final do ano

O pastor Paulo Rogério é um dos maiores produtores de queijo da Serra da Estrela …