Home - Região - Freguesias - Esgotos a céu aberto provocam mal-estar
Em Oliveira do Hospital continuam a “varrer-se para debaixo do tapete” as situações de esgotos a céu aberto, que põem em causa a saúde pública das populações.

Esgotos a céu aberto provocam mal-estar

É hoje difícil, no concelho de Oliveira do Hospital, encontrar uma freguesia onde não existam problemas ambientais Imagem vazia padrãoprovocados por obsoletos sistemas de saneamento básico, que já não conseguem conter os esgotos. Depois de uma denúncia feita a este jornal, o Correio da Beira Serra esteve na semana passada em Lagos da Beira e, em pleno centro da aldeia, detectou mais um caso de esgotos a céu aberto que se “passeiam” por terrenos de cultivo e se infiltram nos lençóis freáticos e nas linhas de água.

“Hoje, nem está muito mau, mas há dias que não se pode parar aqui com o cheiro e com as moscas”, disse ao Correio da Beira Serra Maria Irene – uma septuagenária (na foto) que cultiva um pequeno pedaço de terra nas proximidades do local onde estão instaladas as fossas sépticas de Lagos da Beira.

Júlio Guilherme Madeira, que também vive perto do local, aponta para um terreno “onde já deixaram de semear batatas” e garante que, no Verão, “ninguém consegue parar ali”. Sublinhando que o problema se arrasta já há vários anos, Madeira diz não compreender “por que é que não resolvem o problema” de saúde pública que, em pleno século XXI, continua a persistir por todo o concelho de Oliveira do Hospital.

LEIA TAMBÉM

Candidato do PSD a Travanca promete “um presidente para todos os dias e não apenas para o fim-de-semana”

O PSD apresentou ontem publicamente a lista candidata à Assembleia de Freguesia de Travanca de …

Festival “Origens” de Travanca de Lagos agendado para o próximo fim-de-semana

Os Jovens da Liga de Travanca de Lagos apresentam, de sexta-feira a domingo, mais uma …