Os dois elementos da Associação de Jovens de Lagares da Beira Sebastião Barbosa e André Duarte Pereira chegaram hoje à Polónia depois de percorrerem mais de três mil quilómetros, com mantimentos para ajudar aqueles que fogem da guerra, fazer voluntariado e trazer para Portugal três refugiados, podendo um deles ser bebé. A dupla de Lagares da Beira espera amanhã aproximar-se da fronteira entre a Polónia e a Ucrânia, registar-se como voluntários e aguardarem que lhes sejam atribuídos os nomes daqueles que pretendem abandonar o local.
“Se tudo correr como o que está planeado devemos sair daqui sábado ou domingo”, conta André Pereira, frisando que estão a realizar aquilo que classificam como “imperativo da solidariedade europeia”. Conta ainda que a partir do momento em que saíram da Alemanha e entraram na Polónia começaram a sentir a movimentação de veículos militares e de muitas viaturas que se dirigem para a fronteira para ajudarem. “Muita gente a deslocar-se para ajudar”, sublinha, adiantando ainda que o objectivo inicial de ficar na cidade Medyka, pode ser alterado, atendendo a que ao que se passa no terreno.
André Pereira revelou-se ainda surpreendido com a quantidade de contributos que têm recebido por parte dos oliveirenses através de MBWay – 969 404 827 ou transferência bancária – IBAN: PT50 0035 0373 0069 2714 4309 6 (Sebastião Barbosa).
Concerto solidário
A Associação de Jovens de Lagares da Beira, que reuniu os bens que neste momento seguem viagem para a fronteira da Ucrânia, estão já a organizar um Concerto Solidário para sábado, com o objectivo de angariar fundos. A iniciativa decorre no Centro Comunitário de Lagares da Beira, pelas 21h00, com a actuação de Luís Oliveira e, pelas 22h00, de Rafael Abrantes. O “custo” de entrada é a entrega de um donativo como roupas, mantas ou mercearia.