Home - Opinião - Estão a matar as actividades desportivas e culturais. Autor: Nuno Pereira

Estão a matar as actividades desportivas e culturais. Autor: Nuno Pereira

Os equipamentos desportivos no concelho de Tábua e as associações precisam de um pouco de tudo.

Ora, se por um lado, existem regulamentos para apoios para os diversos tipos de associações no concelho de Tábua e seus equipamentos, também é verdade que já há muitos anos que as mesmas associações vivem situações delicadas. Não é só a falta de juventude e de iniciativa. É todo o processo burocrático para uma ajuda, um apoio, um melhoramento, etc. 

Se na parte desportiva é preciso apresentar um plano em Junho de cada ano, já na parte cultural são necessários 5 meses para concretizar o apoio, desde a apresentação do projeto. Mas, mais apoios existem disponíveis no Município, embora pouco se saiba da sua aplicação. Sabemos que, infelizmente, as associações vão diminuindo as suas atividades. Se já era difícil antes da pandemia, porque o trabalho feito pelas associações desportivas e culturais é gratuito e muitas das vezes com custos físicos e financeiros, agora tudo se agudizou. Não foram lançados novos regulamentos para as associações pagarem as despesas correntes, como água, luz ou a manutenção dos seus espaços, mas fala-se em outras que recebem apoios sem atividade e sem cumprir os ditos regulamentos que regulamentam os apoios. O que fica é a necessidade urgente de ajudar os atletas, os atores culturais e associativos e as respetivas associações. 

Temos cerca de uma dezena de equipamentos desportivos ao abandono, desde campos a pavilhões e qual será a solução? De que vale ter prémios, associações, atletas, dirigentes, figurantes, se estão a matar as atividades desportivas e culturais?

Existem muitas soluções a dar, mas é preciso medidas urgentes e não estar à espera de regulamentos que venham resolver o que já não tem solução… 

 

 

 

 

Autor: Nuno Pereira

LEIA TAMBÉM

CM da Guarda cancela festa de Fim de Ano e activa Plano Municipal de Emergência

O presidente da Câmara Municipal da Guarda anunciou hoje que activou o Plano Municipal de …

Seia exige ao Governo que continue a potenciar a infra-estrutura aeronáutica do concelho

O Presidente da Câmara Municipal de Seia solicitou hoje ao Governo que “continue a potenciar …