Home - Outros Destaques - Estátua de São Paulo, “ex-libris” da localidade do Goulinho, Aldeia das Dez, foi roubada

Estátua de São Paulo, “ex-libris” da localidade do Goulinho, Aldeia das Dez, foi roubada

Uma estátua de São Paulo, um “ex-libris” da povoação do Goulinho, freguesia de Aldeia das Dez, no concelho de Oliveira do Hospital, foi roubada. A estátua em pedra do padroeiro da localidade estava instalada num nicho de pedra, com gradeamento, junto a uma fonte e foi furtada na madrugada de hoje, segundo a professora Célia Lourenço que, segundo a Centro TV, denunciou o roubo na sua página do facebook .
“É uma peça com vários séculos, provavelmente datará do tempo da construção da capela, seguramente meados do século XVIII, e terá sido, durante muito tempo, a única imagem aí existente. Foi substituída pela actual, talvez durante o século XIX , há cerca de 80 anos, quando se procediam a obras no interior da capela, esta estátua foi encontrada soterrada, por Manuel Lourenço Fernandes. Doravante esteve na sacristia e, mais recentemente, junto à fonte.”, adianta a docente, concluindo que é altura “para nos interrogarmos se estamos a zelar convenientemente pelo nosso património”.
Foto: Centro TV

LEIA TAMBÉM

Viajar no tempo – O nosso ecossistema. Autor: Fernando Tavares Pereira

  https://www.correiodabeiraserra.com/file/2020/07/video-1593977433.mp4 Hoje visitei as margens do Mondego, onde realizei um piquenique. Não é fácil …

Colisão frontal em Oliveira do Hospital causa dois feridos graves e dois ligeiros

Uma colisão frontal entre duas viaturas causou, cerca das 12h45, dois feridos ligeiros e dois …