Home - Educação - ESTGOH parte para concurso nacional com menos vagas e menos um curso

ESTGOH parte para concurso nacional com menos vagas e menos um curso

 

Está reduzido a três, o leque de cursos que a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) colocou a concurso que hoje arranca e termina a 5 de outubro.

Sem que haja indicação de encerramento de curso, mas apenas de não atribuição de lugares disponíveis, a licenciatura de Gestão Integrada em Qualidade, Ambiente e Segurança (GIQAS) é a baixa sentida. Com o mesmo número de vagas disponibilizadas em 2011, mantêm-se Administração e Finanças (45), Administração e Marketing (40) e Engenharia Informática (30).

A não atribuição de vagas ao curso GIQAS não figura como surpresa, conhecida que era já a intenção de extinção daquela licenciatura, criada em 2010, por ocasião do encerramento do curso de Engenharia Civil e até a sua adaptação a uma nova licenciatura pensada para a ESTGOH na área da Segurança no Trabalho, numa parceria com a Escola de Ciências da Saúde.

Cenários que, por enquanto, não são dados como confirmados, sabendo-se apenas que a não atribuição de vagas ao curso de GIQAS decorre daquilo que é pretensão da escola, afeta ao Instituto Politécnico de Coimbra, de reformulação da oferta formativa.

No arranque do concurso nacional de acesso ao ensino Superior, a ESTGOH apresenta um número de vagas inferior ao registado em 2011 (135), data em que já foi visível a descida em relação em 2010, ano em que a escola colocou 160 vagas a concurso.

A diminuição do número de vagas a concurso é transversal a todo o ensino superior, registando-se um decréscimo na ordem de 1200 vagas em comparação com o ano anterior. Em 2012, há 52 298 vagas de acesso ao Ensino Superior.

LEIA TAMBÉM

Escolas de Seia do 1º ciclo munidas com novos equipamentos informáticos

As escolas do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas de Seia foram apetrechadas com novos …

“[Temos de] alertar para a necessidade de políticas que valorizem e dinamizem o nosso território [interior de Portugal]”

Com 22 anos, o jovem oliveirense Michael Nunes está no último ano de mestrado em …