Home - Últimas - Evolução epidémica actual por região (ARS)!.. Autor: Carlos Antunes

Evolução epidémica actual por região (ARS)!.. Autor: Carlos Antunes

Para além da polémica infértil das escolas no impacto do controlo epidémico, é necessário continuar a monitorizar um conjunto de indicadores e a evolução da epidemia ao nível regional. E dado que é uma informação muito pouco divulgada, faço aqui o esforço de dar um pouco desse conhecimento, que muito trabalho dá, mas muito pouco valorizado. Faço-o pelas pessoas que muito me respeitam, e aquém devem reconhecimento.
.
A ARS do Norte foi a que melhor controlou a 3ª vaga, não permitindo, pela rápida resposta, e talvez por outras razões epidemiológicas e comportamentais, que esta vaga superasse em demasia a 2ª vaga. Contudo, conseguiu à semelhança das restantes ARS reduzir em 90% a incidência, apesar de em termos absolutos representar uma menor redução. Está com um Rt estimado em 0.82 (margem de erro a 95% de confiança entre 0.79 e 0.85).
.
A ARS Centro teve uma 3ª vaga que é 3x superior à 2ª vaga, contudo, conseguiu uma redução de 93% da incidência. COm um Rt de 0.81 (erro entre 0.76 e 0.85).
A ARS de LVT teve uma incidência superior a 5x mais a da 2ª vaga, conseguiu também uma redução de 90% da incidência desde meados de 25-Jan. Com um Rt de 0.81 (erro entre 0.77 e 0.73).
A ARS do Alentejo não teve a 3ª vaga, mas esta vaga de Dez/Jan foi superior a 5x a incidência de Novembro. Com um Rt de 0.84 (erro entre 0.76 e 0.91).
.
A ARS do Algarve teve uma 3ª vaga 4x superior à 2ª, e uma redução também na ordem de 90%. Com um Rt de 0.85 (erro entre 0.77 e 0.92).
Autor: Carlos Antunes

LEIA TAMBÉM

Espanha prolongou controlo nas fronteiras com Portugal até 1 de Maio 

Espanha prolongou até 1 de Maio os controlos nas fronteiras terrestres com Portugal adotados desde …

Incêndio num apartamento provocou três desalojados em Viseu

Um incêndio num apartamento em Viseu provocou esta madrugada três desalojados, disse fonte do Comando …