Home - Sociedade - Cultura - Exposição “Olhar a Nossa Terra” até 31 de janeiro na Biblioteca Municipal

Exposição “Olhar a Nossa Terra” até 31 de janeiro na Biblioteca Municipal

Está patente na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, a exposição fotográfica “Olhar a Nossa Terra” que apresenta o património natural, religioso, arqueológico e civil do concelho. A lente da máquina fotográfica é o instrumento narrativo desta mostra em que as imagens contam História, espelhada ao longo de 18 painéis que convidam o observador a descobrir a riqueza do que é nosso.

Esta exposição, que pode ser visitada até ao final do mês, 31 de janeiro, assume a particularidade de apresentar, além dos vários locais conhecidos do público, novos pormenores e esconderijos que escapam tantas vezes a um olhar mais atento. É uma forma de (re)descobrir o concelho e de “Olhar a Nossa Terra”.

A esta exposição fotográfica encontra-se associado o som, a imagem da fotografia e a respetiva descrição de modo a criar diferentes ritmos. O observador pode, ao fazer uso da Mesa Multimédia, clicar nas imagens e quebrar o compasso em andamento, modificar a sequência, abrir possibilidades de leitura. Ao percorrer a exposição ouvem-se os “Sons da Nossa Terra”, peça sonora produzida a partir de gravações de campo realizadas em algumas localidades do concelho de Oliveira do Hospital.

“Olhar a Nossa Terra” é também acompanhada de uma mostra de edições de autores locais para que, simultaneamente o visitante possa associar ao património material, o património imaterial de quem sobre a Nossa Terra escreveu.

No mesmo espaço e até ao final do mês está igualmente uma exposição de “Artesanato em Xisto” que integra peças da autoria de Ana Costa, uma jovem artesã de Alvoco das Várzeas.

Na impossibilidade de ser materializado todo o património existente no concelho nesta exposição, “Olhar a Nossa Terra” constitui a primeira de uma série de mostras que a Biblioteca Municipal e Município de Oliveira do Hospital irão concretizar.

Nova história para os mais novos

conto2No espaço da Ludoteca da Biblioteca Municipal está a ser apresentada ao público infantil, até ao final do mês, a história “Era uma vez um rei ganancioso”. A ação acontece no âmbito da iniciativa “Contar e recontar… para encantar”, atividade que visa a leitura ou a dramatização de histórias.
“Era uma vez um rei ganancioso” é uma história que dá destaque ao que é verdadeiramente importante na vida como a saúde e a verdadeira amizade. Apresentada com recurso a fantoches e música, a história é dinamizada no âmbito do Dia de Reis, celebrado anualmente a 6 de janeiro, e visa transmitir uma positiva mensagem de ano novo às crianças, sobre a importância da amizade, da solidariedade e do fazer bem ao outro sem esperar receber algo em troca.

LEIA TAMBÉM

Queda abrupta dos anticorpos da COVID-19 nos idosos após quatro meses da toma das duas doses da vacina

Passados quatro meses após duas doses de vacina contra a Covid-19, há uma “diminuição abrupta” …

Candidatura do PS em Celorico da Beira promete site para munícipes seguirem execução do programa eleitoral ao longo do mandato

A candidatura do Partido Socialista aos órgãos autárquicos do município de Celorico da Beira, representada …