Home - Outros Destaques - Faleceu a “Tia China”, a conhecida zeladora da Igreja Moçárabe S. Pedro de Lourosa

Faleceu a “Tia China”, a conhecida zeladora da Igreja Moçárabe S. Pedro de Lourosa

Faleceu Maria do Patrocínio Nunes, carinhosamente tratada por “Tia China” que foi galardoada em 2017 pelo Município de Oliveira do Hospital com a Medalha de Mérito Municipal. Maria do Patrocínio Nunes, nascida em Lourosa, dedicou cerca de meio século da sua vida, quase em exclusividade, a zelar pelo monumento nacional que é a Igreja Moçárabe S. Pedro de Lourosa.

Apelidada como a guardiã do templo, foi uma figura muito respeitada e querida por toda a população e também pelos inúmeros visitantes que ao longo de várias décadas vieram conhecer um dos mais importantes monumentos peninsulares do século X – a Igreja Moçárabe de São Pedro de Lourosa.

A Tia China mantinha-se habitualmente por perto do monumento, estando sempre, conta-se, disponível para cumprir com uma velha tradição de abrir as portas da igreja aos visitantes que tocassem o sino por duas vezes. E, ao longo de quase 50 anos de dedicação ao velho templo moçárabe, datado de 912, serviu de guia a ministros, presidentes da república e a inúmeras figuras públicas nacionais e internacionais.

O Município de Oliveira do Hospital já manifestou pesar pelo falecimento desta figura do concelho de Oliveira do Hospital.

Foto: Município de Oliveira do Hospital

LEIA TAMBÉM

Bombeiros feridos no acidente com ambulância dos Bombeiros de Oliveira do Hospital já tiveram alta

Os bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital que ficaram feridos no acidente com uma ambulância …

Greve dos professores em Oliveira do Hospital encerra escolas da sede do Agrupamento

Os professores do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital voltaram hoje a aderir à …