Home - Região - Oliveira do Hospital - Faleceu João Soares, o fundador do socialismo oliveirense

Faleceu João Soares, o fundador do socialismo oliveirense

João José Fonseca da Costa Soares faleceu de doença prologada. O seu corpo estará em câmara ardente na Igreja de São José (Coimbra), seguindo amanhã para Lisboa, onde será sepultado. João Soares foi considerado um dos pais do Partido Socialista de Oliveira do Hospital. Era conhecido como defensor da liberdade e um contador de histórias extraordinário. O Município de Oliveira do Hospital decretou três dias de luto em sua honra.

João Soares foi presidente da Comissão Administrativa do Município de Oliveira do Hospital no período de 1975 a 1976, integrando a mesma Comissão logo a seguir ao 25 de Abril. Foi também Vice-Governador Civil do Distrito de Coimbra. Foi dirigente do Partido Socialista e integrou vários órgãos do partido a nível distrital. Em Oliveira do Hospital foi ainda presidente da Direcção da Associação dos Bombeiros Voluntários e dirigente de várias instituições do concelho.

Homem de Esquerda, diz quem o conheceu, que se pautou desde sempre pelos valores da Democracia e Liberdade, foi um combatente do regime politico do Estado Novo. “Homem de causas e valores, assumiu-se convictamente como defensor dos valores da Revolução Francesa: Liberdade, Igualdade, Fraternidade”, refere quem o conheceu.

“Fui muito importante a seguir ao 25 de Abril. Conhecia o mundo inteiro e era u orador fantástico. Conseguia reunir à sua volta 20 a 30 alunos universitários a ouvi-lo””, conta o amigo Carlos Ramos antigo proprietário do Ritual Bar em Oliveira do Hospital, um local que durante a sua gerência promovia debates culturais e políticos. “Foi uma grande perda”, resume Carlos Ramos.

LEIA TAMBÉM

Fernando Tavares Pereira considera “falsas e graves acusações” de Mário Almeida no caso do Centro de Exames de Condução de Tábua

Fernando Tavares Pereira desafiou o ainda presidente eleito pelos socialistas da Câmara Municipal de Tábua, …

Pacientes com COVID-19 voltam a aumentar em Oliveira do Hospital

O número de casos activos de COVID-19 voltou a subir, chegando aos 11 pacientes, apesar …