Home - Desporto - Faleceu Johan Cruyff, um nome maior do futebol

Faleceu Johan Cruyff, um nome maior do futebol

O ex-futebolista internacional holandês Johan Cruyff, de 68 anos, faleceu hoje, em Barcelona devido a um cancro nos pulmões. “Johan Cruyff faleceu em paz, em Barcelona, rodeado da sua família depois de uma dura batalha contra o cancro. É com grande pesar que pedimos que respeitem a privacidade da família durante este período de luto”, pode ler-se no site do antigo futebolista e uma das antigas estrelas do Barcelona.

Cruyff foi reconhecido como um dos maiores futebolistas da história do seu país e fez parte da selecção holandesa que chegou à final do Mundial de 1974, uma equipa que acabou por ficar conhecida como a ‘laranja mecânica’. Durante a sua carreira, alinhou pelo Ajax, Barcelona, La Aztecs, Washington Diplomats e Feyenoord.

Cruyff ganhou a Bola de Ouro por três vezes (1971, 1973, 1974). Ajudou o Ajax a conquistar a Taça dos Campeões Europeus em três ocasiões seguidas (1971, 1972 e 1973). Como treinador também marcou a história do futebol. Iniciou a carreira em 1985 no Ajax, transferindo-se depois para o FC Barcelona, que orientou durante oito temporadas e onde foi o mentor de uma forma de jogar que ainda hoje é a imagem de marca do clube catalão: o tiki-taka.  No Barça, conquistou quatro títulos seguidos (de 1991 a 1994) e uma Taça dos Campeões Europeus (antecessora da Liga dos Campeões) em 1992, a primeira da história do clube.

LEIA TAMBÉM

O regresso da chuva forte e trovoadas

A chuva, por vezes forte e acompanhada de trovoadas, vai voltar a todo o país …

Município de Figueira de Castelo Rodrigo investe 550 mil euros em seguro de saúde renovado e mais abrangente para os munícipes

A CM de Figueira de Castelo Rodrigo renovou e reforçou os serviços do “Seguro de …