Home - Outros Destaques - Faleceu o oliveirense que acompanhou Salgueiro Maia no 25 de Abril

Faleceu o oliveirense que acompanhou Salgueiro Maia no 25 de Abril

O Coronel de Cavalaria Rui Borges Santos Silva, natural da freguesia de Lagares da Beira, concelho de Oliveira do Hospital, faleceu ontem à tarde no Hospital Universitário de Coimbra vítima de um AVC.  Rui Borges Santos Silva foi o homem que no 25 de Abril acompanhou Salgueiro Maia, na coluna militar que partiu de Santarém para Lisboa, como segundo em comando.

Licenciado em Ciências Militares, Rui Borges Santos Silva esteve desde muito novo ligado à carreira militar. Participou activamente na revolução de 25 de Abril de 1974, tendo aderido ao designado Movimento dos Capitães, comandando, com a patente de tenente, o Esquadrão de Reconhecimento da coluna liderada por Salgueiro Maia. Um grupo que partiu da Escola Prática de Cavalaria, em Santarém, com a finalidade de ocupar o Terreiro do Paço, em Lisboa. Rui Borges Santos Silva era o militar designado para assumir o comando da coluna caso acontecesse algo a Salgueiro Maia.

A 30 de Janeiro de 2006, Rui Borges Santos Silva foi condecorado pelo Presidente da República Portuguesa, Jorge Fernando Branco de Sampaio, com o “Grau de Grande-oficial da Ordem da Liberdade (insígnia que também doou à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital). Este militar foi também reconhecido no seu concelho Natal no dia 7 de Outubro de 2004 quando recebeu a Medalha de Mérito Municipal, insígnia que doou igualmente ao município oliveirense, que já emitiu uma nota de pesar. Este oliveirense, entre outros cargos, foi comandante da Polícia de Segurança Pública de Coimbra.

 

LEIA TAMBÉM

Sandra Fidalgo assumiu a liderança do PSD de Oliveira do Hospital e Mário Alves é o presidente da Mesa da Assembleia

Sandra Andrade Fidalgo tomou ontem posse como a nova presidente da Concelhia do PSD de …

José Carlos Alexandrino incorre numa pena até dois anos de prisão, segundo a CNE

O ex-presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital volta a ser alvo de reprimendas …