Home - Últimas - Feira de S. Mateus, em Viseu: está oficialmente cancelada a edição deste ano
Feira de São Mateus em Viseu: secular e auto-sustentável financeiramente

Feira de S. Mateus, em Viseu: está oficialmente cancelada a edição deste ano

Está oficialmente cancelada a Feira de São Mateus deste ano. O anúncio foi feito hoje pela Câmara de Viseu, depois de o Governo ter decretado a suspensão dos festivais de Verão e música até Setembro por causa do risco do novo coronavírus. O evento costuma atrair mais de um milhão de visitantes e a edição deste ano iria decorrer entre os dias 9 de agosto e 16 de setembro.

O presidente da autarquia de Viseu, Almeida Henriques, já disse aos jornalistas que “não havia condições sanitárias para assegurar o distanciamento social” na Feira Franca e promete que o evento irá regressar em 2021, com “mais força e determinação e honrando a tradição”.

O autarca fala mesmo de uma “decisão difícil”. “É óbvio que todos nós, viseenses, e aqueles que gostam da Feira de S. Mateus, os nossos emigrantes e os que vivem noutras partes do país e que vêm anualmente à Feira vão sentir seguramente esta falta”, acrescenta sublinhando ainda os 80 milhões de euros de volume de negócios que a Feira vai deixar de ter este ano.

Para minimizar a falta de oferta cultural, a autarquia de Viseu tem um plano B. Almeida Henriques diz que “não vamos deitar a toalha ao chão”. “Vamos continuar a promover Viseu como um destino de qualidade de vida e um destino turístico. Estamos a trabalhar neste plano, que está sempre condicionado à forma como evoluirá a luta contra a Covid-19 e a forma como evolui as condições para que as pessoas possam participar em eventos públicos. A nossa preocupação será sempre salvaguardar a saúde pública das pessoas, mas também cumprir algo que tínhamos prometido”, refere.

Para isso, o autarca promete que Viseu voltará a ter animação turística e cultural durante o verão, “que estimule a retoma da atividade económica, cultural e turística e que não deixe um vazio para a comunidade e para aqueles que nos visitam”.

Almeida Henriques lamenta ainda que o Governo não tenha ouvidos as autarquias a propósito do cancelamento dos festivais. Já o vereador da Cultura e gestor da Feira, Jorge Sobrado, acrescenta que está agora prevista uma nova programação “safe & sexy”. “Será uma programação sensata, com mais de 100 micro-eventos ao longo do Verão, polinucleados na cidade, onde não faltarão imaginários da Feira, mas também de outros festivais e eventos de Viseu cancelados por efeito da pandemia”, refere.

LEIA TAMBÉM

Presidente da CM de Tondela condenado a cinco anos de prisão e perda de mandato

O Tribunal de Viseu condenou hoje o presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus …

Aldeias Históricas de Portugal premiadas em Espanha como o melhor destino português

As Aldeias Históricas de Portugal acabam de ser distinguidas com o galardão “Turismo Português” na …