Home - Região - Oliveira do Hospital - Feira do Livro destaca autores concelhios até 29 de Abril

Feira do Livro destaca autores concelhios até 29 de Abril

 

…a obras de autores concelhios.

A Feira do Livro está de regresso a Oliveira do Hospital. Na tenda situada no Largo Ribeiro do Amara, livrarias e papelarias do concelho e um alfarrobista convidado apresentam um conjunto variado de obras literárias, mas o principal destaque é dado às obras de autores do concelho de Oliveira do Hospital.

“É com muita honra e orgulho que a Câmara Municipal faz esta iniciativa , sobretudo para divulgar os nossos autores e todas as outras obras literárias”, afirmou ontem o presidente da autarquia oliveirense quando participava na inauguração do evento e, onde também destacou a “riqueza do concelho na área dos autores e de diferentes plataformas”.

No dia em que o certame elegeu “As Sextilhas” de Manuel Dinis como “livro do dia”, José Carlos Alexandrino apreciou o trabalho dos diveros autores, que vão ter lugar de destaque em cada um dos dias do certame, mas deu especial enfoque à obra que amanhã, pelas 14h00, vai ser lançada na Feira do Livro.

“A obra de Rodrigues Gonçalves tem um significado muito especial nesta sociedade em que o 25 de abril, às vezes, é posto em causa por alguns”, referiu o autarca oliveirense, aludindo à obra “A Vila de Avô, os Concelhos e a História de Portugal”, que em pleno 25 de abril vai ser apresentada em Oliveira do Hospital.

Uma data que, no entender de Alexandrino, o município deve “continuar a comemorar”, ainda que olhe para a democracia como uma realidade que “deveria ter crescido em termos de mentalidade”. “Às vezes percebo que tem efeito retrógrado”, constata o presidente.

A par da obra de Rodrigues Gonçalves, também a recém lançada obra de Luís Torgal – “Religião, República, Educação – uma antologia de Tomás da Fonseca” – foi ontem digna de registo pelos responsáveis autárquicos. A obra do autor que “Oliveira do Hospital já aprofilhou” é o livro do dia nesta terça-feira, 24 de abril, com apresentação marcada para as 21h15.

A intenção de o município continuar a apoiar os autores concelhios foi também partilhada pela vereadora da Cultura. “A Câmara tem preocupação de editar livros, para que muitos continuem a deixar na memória do concelho as nossas raízes”, referiu Graça Silva.

A 7ª feira do Livro decorre no interior da tenda localizada no Largo Ribeiro do Amaral e conta também com a realização de atividades paralelas na Biblioteca Municipal localizada na proximidade.

Ao longo do restantes dias do certame, outros livros e autores serão dignos de registo, com destaque para “Colar de Contos” de Leonor Mexia, “O Carvalhinho da Estrela” de Anabela Nunes e Lurdes Paraíso, “À Rasca, Retrato de Uma Geração” de Ana Pinto e “Com os Pastores Também se Aprende” de António Freire Lobo Vaz Patto.

A cada um dos dias do certame, o município também associou as várias realidades concelhias, como sendo IPSS/ Idosos, Comemoração do 25 de Abril, pré-escolar, 1º CEB, Entre Gerações e Literatura Oral e Tradicional

LEIA TAMBÉM

Francisco Rodrigues classifica a sua candidatura à CM de Oliveira do Hospital como “a afirmação da verdade na acção política”

O candidato à presidência da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital pela coligação PSD/CDS considera …

Concelho de Oliveira do Hospital já vacinou 752 pessoas maiores de 80 anos na actual fase de vacinação

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital assegurou que até ao dia de …