Home - Outros Destaques - Feira do Porco e do Enchido regressa a Meruge

Feira do Porco e do Enchido regressa a Meruge

A freguesia de Meruge, concelho de Oliveira do Hospital, recebe este fim-de-semana (12 e 13 de Novembro) a já tradicional Feira do Porco e do Enchido promovida pela Junta de Freguesia local e pela Associação para o desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral. Esta é a 19ª edição deste evento que anualmente atrai um elevado número de visitantes à conhecida “terra dos porqueiros”.

A alcunha da localidade deve-se à franca expansão do negócio com porcos que em tempos se verificou na freguesia. A actividade declinou, mas a Junta de Freguesia não quer deixar desvanecer as tradições. Com uma diversidade de atractivos, a Feira do Porco e do Enchido é cada vez mais um chamariz, ao ponto de a organização ter por “slogan” que “quem vem a primeira vez, volta sempre”. E o palco volta a sere a Lage Grande de Meruge onde, segundo o presidente da Junta, João Abreu, “são esperados milhares de visitantes”.

Os sabores únicos da gastronomia local, artesanato, produtos endógenos, passeios de burro, animação infantil e de rua, uma mostra do porco bísaro, um mercado da agricultura familiar, uma feira romana, um magusto na caruma e espectáculos musicais são algumas das muitas atracções. Um cartaz que remete para tempos ancestrais e no qual o porco e os enchidos são os reis do certame. Destaque ainda para outras iguarias gastronómicas como Torresmos à Moda de Meruge, arroz de Suã, Feijoada à Moda de Nogueirinha, arroz de anis e todo um vasto leque de doçaria tradicional e artesanato.

João Abreu salienta que “a diversidade e originalidade” é uma mais-valia deste evento que nasceu precisamente para “homenagear os porqueiros”, actividade que ainda hoje tem grande tradição na freguesia. Recordou que Meruge é conhecida pela “excelência dos seus enchidos”, feitos de acordo com a tradição, mantendo o sabor e qualidade.

O recinto conta ainda com um Forno Comunitário, onde vão ser cozidas as famosas bôlas de carne, bacalhau ou sardinha, mas também a broa de milho.  E quem gosta de se aventurar na culinária pode comprar carne ou enchidos aos feirantes e pode confeccioná-los nos fogareiros que vão estar no recinto.

LEIA TAMBÉM

Choque frontal em Seixo da Beira provoca ferido grave

Um choque frontal entre dois veículos ligeiros de mercadorias hoje de manhã em Seixo da …

Petição pública pretende “salvar Açude da Ribeira” e retirar a estrutura já instalada no âmbito da requalificação do espaço

Um movimento de munícipes do concelho de Oliveira do Hospital lançou ontem uma petição pública …