Home - Outros Destaques - Feira do Porco e do Enchido regressa a Meruge

Feira do Porco e do Enchido regressa a Meruge

A freguesia de Meruge, concelho de Oliveira do Hospital, recebe este fim-de-semana (12 e 13 de Novembro) a já tradicional Feira do Porco e do Enchido promovida pela Junta de Freguesia local e pela Associação para o desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral. Esta é a 19ª edição deste evento que anualmente atrai um elevado número de visitantes à conhecida “terra dos porqueiros”.

A alcunha da localidade deve-se à franca expansão do negócio com porcos que em tempos se verificou na freguesia. A actividade declinou, mas a Junta de Freguesia não quer deixar desvanecer as tradições. Com uma diversidade de atractivos, a Feira do Porco e do Enchido é cada vez mais um chamariz, ao ponto de a organização ter por “slogan” que “quem vem a primeira vez, volta sempre”. E o palco volta a sere a Lage Grande de Meruge onde, segundo o presidente da Junta, João Abreu, “são esperados milhares de visitantes”.

Os sabores únicos da gastronomia local, artesanato, produtos endógenos, passeios de burro, animação infantil e de rua, uma mostra do porco bísaro, um mercado da agricultura familiar, uma feira romana, um magusto na caruma e espectáculos musicais são algumas das muitas atracções. Um cartaz que remete para tempos ancestrais e no qual o porco e os enchidos são os reis do certame. Destaque ainda para outras iguarias gastronómicas como Torresmos à Moda de Meruge, arroz de Suã, Feijoada à Moda de Nogueirinha, arroz de anis e todo um vasto leque de doçaria tradicional e artesanato.

João Abreu salienta que “a diversidade e originalidade” é uma mais-valia deste evento que nasceu precisamente para “homenagear os porqueiros”, actividade que ainda hoje tem grande tradição na freguesia. Recordou que Meruge é conhecida pela “excelência dos seus enchidos”, feitos de acordo com a tradição, mantendo o sabor e qualidade.

O recinto conta ainda com um Forno Comunitário, onde vão ser cozidas as famosas bôlas de carne, bacalhau ou sardinha, mas também a broa de milho.  E quem gosta de se aventurar na culinária pode comprar carne ou enchidos aos feirantes e pode confeccioná-los nos fogareiros que vão estar no recinto.

LEIA TAMBÉM

Meruge vai homenagear nos 50 anos do 25 de Abril todos os eleitos daquela autarquia após 1976

A Junta de Freguesia de Meruge vai homenagear nos 50 anos do 25 de Abril …

Alvoco celebra os 50 anos do 25 de Abril com várias iniciativas

“Alvoco sempre foi uma terra onde a Democracia se preservou. Com estes eventos que iremos …