Home - Região - Local - Férias Ocupadas para meio milhar de jovens

Férias Ocupadas para meio milhar de jovens

Com aplicação prática no período de férias escolares, o programa “Férias Ocupadas” surge, este ano, com algumas novidades. Destaque para o alargamento do número máximo de jovens participantes que, aumentou uma centena em comparação com o programa de 2008.

Na sessão pública de apresentação realizada ao início da tarde de hoje, no salão nobre da autarquia, o vice-presidente Paulo Rocha falou de um “salto qualitativo ao nível da ocupação dos jovens, que se impunha”.

“O objectivo é ir melhorando gradualmente, tendo em conta as condições financeiras disponíveis”, acrescentou o responsável referindo-se em concreto ao número de dias disponível para cada jovem participante, que a autarquia conta alargar.

Também no domínio das áreas de actividade se identificam novidades. As Tecnologias de Informação e Comunicação surgem a par de temáticas como o ambiente, apoio a idosos e crianças, combate à exclusão social, desporto, saúde e outras de reconhecido interesse social.

À semelhança de anos anteriores, cabe às entidades beneficiárias, como sejam as freguesias, associações e entidades de interesse público e privadas sem fins lucrativos, avançar com a apresentação das respectivas candidaturas até ao final de Abril. Aos jovens com idades entre os 12 e os 15, e entre os 16 e 20 anos, a organização convida à participação, garantindo-lhes uma bolsa de cinco e sete euros e meio por cada cinco horas diárias, respectivamente.

A Câmara assegura ainda um seguro de acidentes pessoais. Os projectos decorrerão entre 29 de Junho e 28 de Agosto, com a duração mínima de 10 dias e visam, essencialmente, a promoção da ocupação saudável dos tempos livres do jovens na conquista de hábitos de voluntariado, no contacto com actividades profissionais, bem como na participação social e cívica.

LEIA TAMBÉM

CNE adverte Câmara Municipal de Tábua para que tenha em conta a lei dos deveres de publicitação de informações

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) recomendou ao presidente da Câmara Municipal de Tábua que …

Acidente na unidade da Sonae em Oliveira do Hospital amputou braço a um funcionário

Um acidente de trabalho na unidade industrial da Sonae, em S. Paio de Gramaços, provocou …