Home - Região - Oliveira do Hospital - Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital será digital de 13 de Março a 13 de Abril

Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital será digital de 13 de Março a 13 de Abril

A tradicional Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital vai decorrer de forma digital a partir do próximo dia 13 de Março a 13 de Abril. A alteração fica a dever-se  à pandemia da Covid-19, mas segundo a autarquia mantém “o objectivo de apoiar os productores nas vendas do afamado queijo Serra da Estrela, através da plataforma Dott que estará disponível na página de internet do Município de Oliveira do Hospital em www.cm-oliveiradohospital.pt”.

Os productores de vinho do Dão juntam-se a esta edição, vendendo, através da mesma plataforma, “alguns dos melhores néctares que se produzem no concelho de Oliveira do Hospital, que integra a Região Demarcada do Dão”. “Apesar de estar confinada à internet, a maior Festa do Queijo Serra da Estrela de Portugal não deixa no entanto de ter uma vasta programação que vai decorrer através das redes sociais do Município de Oliveira do Hospital, direccionado para diferentes públicos, abordando temáticas como a gastronomia, artesanato, usos e costumes, património histórico e arqueológico, entre outros, procurando levar ao público os aromas e sabores de Oliveira do Hospital”, revela, sublinhando que o certame “tem como objetivo principal promover o Queijo Serra da Estrela e outros produtos endógenos da região”.

A autarquia volta a apostar em programas de rádio e televisão. A Festa do Queijo terá o arranque marcado com o programa “Terra-a-Terra”, no dia 12 de Março, entre as 15h00 e as 16h00, na TSF, transmitido directamente de Oliveira do Hospital. E, na tarde de domingo, 14 de Março, conta com o programa Somos Portugal da TVI, que irápara o ar entre as 14h00 e as 20h00. O município estima que a Festa do Queijo Serra da Estrela tenha um impacto económico “de sensivelmente 2,5 milhões de euros e um retorno mediático superior a 40 milhões de euros, de acordo com os últimos estudos de monitorização realizados pela “Cision Portugal” – líder global em serviços e software de pesquisa, monitorização e análise de media”.

Entre as actividades previstas está o fabrico de queijo/requeijão ao vivo, a apresentação de produtos endógenos de qualidade e o artesanato, os “shows cooking”, “tendo sempre como base aquela que é uma das sete maravilhas da gastronomia portuguesa, o Queijo Serra da Estrela, as palestras e exposições temáticas e animação cultural, apostando numa programação familiar”. Numa vertente lúdico pedagógica, para os mais novos, estará em funcionamento a Escolinha do Queijo com a execução de várias iniciativas centradas no Queijo Serra da Estrela e na atividade ligada à pastorícia.

Sublinhe-se que a Festa do Queijo Serra da Estrela, que no ano passado estava agendada para os dias 14 e 15 de Março, e que tinha já confirmada, pelo quarto ano consecutivo a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi cancelada pelo Município de Oliveira do Hospital como medida de prevenção face à pandemia da Covid-19. Por iniciativa da CIM Região de Coimbra, em parceria com a dott.pt e a Esfera CTT, este cancelamento veio dar lugar àquela que foi considerada como a primeira feira digital do país – a Feira do Queijo DOP, que foi inaugurada, dia 15 de abril, pela ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, e pelo Presidente da Câmara de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino.

LEIA TAMBÉM

Líder do CDS-PP associou à sua página do facebook o “slogan” da candidatura com o PSD à CM de Oliveira do Hospital 

O líder do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, actualizou hoje a sua foto de perfil …

FC Oliveira do Hospital vence, termina série E em segundo lugar e vai lutar pela promoção à Liga 3

O FC Oliveira do Hospital foi hoje vencer (1-2) ao terreno do AC Marinhense e …