Home - Últimas - Seia dá início no sábado às festas do queijo Serra da Estrela em formato digital devido à pandemia

Seia dá início no sábado às festas do queijo Serra da Estrela em formato digital devido à pandemia

Com o apoio da Comunidade Intermunicipal (CIM-BSE), os municípios das Beiras e Serra da Estrela vão realizar este ano as tradicionais festas do queijo através de plataformas digitais. Já estão confirmadas as feiras de Seia, Gouveia, Fornos de Algodres e Celorico da Beira. Os responsáveis acreditam que haverá mais de uma centena de produtores envolvidos.

O Município de Seia estreia, de 13 a 28 de Fevereiro, a temporada das Feiras do Queijo da Serra da Estrela online através da plataforma DOTT (considerado como maior shopping online de Portugal. A partir do dia 20 de Fevereiro e até 21 de agosto, o Município de Gouveia realiza digitalmente a tradicional Exposerra – Feira de Atividades Económicas da Serra da Estrela que contará com um mercado virtual também na DOTT de Queijos da Serra da Estrela.

Já o Município de Celorico da Beira estreia a sua Feira do Queijo Digital entre os dias 28 de Fevereiro e 28 de Março, promovendo uma loja online que, nesta fase, será dedicada em exclusivo ao queijo, mas, os responsáveis pretendem que irá evoluir no futuro para a promoção de outros produtos endógenos. Esta Feira Digital terá uma programação diversificada com eventos digitais de showcooking, workshops, conversas online com chefs, entre outras iniciativas.

O Município de Fornos de Algodres, ao longo de todo o mês de Mrço, irá dar destaque aos Queijos DOP Serra da Estrela através da plataforma O Bom Sabor da Serra. Trancoso irá dar destaque ao Queijo da Serra da Estrela na Feira online do Fumeiro dos Sabores e Artesanato do Nordeste da Beira, que se realiza digitalmente no último fim-de-semana de fevereiro (27 e 28) e no primeiro fim de semana de março (6 e 7).

Além dos Queijos Serra da Estrela que contam com as respetivas Feiras Digitais, é também possível comprar outros produtos endógenos e identitários do Território. Numa iniciativa da CIM-BSE, em estreita articulação com os Municípios que a compõem, acaba de ser lançada a iniciativa “A Serra à sua Porta” onde é possível encontrar as várias plataformas de venda online de produtos do território, como Azeites de Montanha, Vinhos do Douro, Dão e Beira Interior, fumeiro e enchidos assim como mel, compotas e doces.

LEIA TAMBÉM

Candidato do PSD assegura que conseguiu equilíbrio financeiro da CM de Celorico da Beira e que o concelho está “recuperar o respeito perdido”

O recandidato do PSD à Câmara Municipal de Celorico da Beira assegurou, durante a apresentação …

Um ferido grave em despiste no Carregal do Sal

Um homem, de 25 anos, ficou gravemente ferido após despiste do carro que conduzia em …