Portugal continental vai estar, no sábado, sob aviso amarelo devido à previsão de chuva forte acompanhada de trovoada e rajadas de vento que podem chegar aos 100 km/hora, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Os 18 distritos portugueses vão estar sob o terceiro aviso mais grave de uma escala de quatro entre as 8h00 de sábado e as 00h00 de domingo. O aviso amarelo, recorde-se, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma “situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica”.
Para hoje, porém, o IPMA prevê céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, que poderão ser por vezes fortes e acompanhados de trovoada, vento moderado a forte do quadrante sul, com rajadas da ordem dos 65 quilómetros por hora a partir da tarde, tornando-se de noroeste a partir do final da tarde. Nas terras altas, o vento soprará forte de sudoeste com rajadas da ordem de 90 quilómetros por hora a partir do início da tarde e tornando-se de noroeste a partir do final da tarde.