Home - Últimas - Foi adjudicada, por 7,8 milhões, a requalificação do pavilhão 5 do Hospital da Guarda e ULS avança nos tratamentos oftalmológicos

Foi adjudicada, por 7,8 milhões, a requalificação do pavilhão 5 do Hospital da Guarda e ULS avança nos tratamentos oftalmológicos

A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda anunciou hoje que foi adjudicada a empreitada de requalificação do Pavilhão 5 do Hospital Sousa Martins, na Guarda, para instalação do Departamento da Criança e da Mulher (DCM). A empreitada está orçada em mais de 7,8 milhões de euros, mais IVA e tem um prazo de 18 meses para a sua execução. “As obras de requalificação devem começar em breve e prevê-se que estejam concluídas no Verão de 2023”, refere a ULS.

“A requalificação do edifício hospitalar para instalação do DCM (com os serviços de Pediatria, Obstetrícia, Urgência Pediátrica e Obstétrica, Neonatologia e Ginecologia) tem sido um dos objectivos prioritários do actual Conselho de Administração da ULS da Guarda”, refere a administração daquela entidade em comunicado, frisando que o concurso público internacional tinha sido lançado em Agosto com um preço base de pouco mais de oito milhões de euros e o prazo de execução do contrato de 18 meses.

O Departamento da Criança e da Mulher integra os serviços de Pediatria, Obstetrícia, Urgência Pediátrica e Obstétrica, Neonatologia e Ginecologia. A adjudicação foi feita “esta semana”, acrescenta a administração hospitalar.

ULS reinicia tratamentos oftalmológicos por injecção intravitreas

O Serviço de Oftalmologia da ULS da Guarda, entretanto, reiniciou os tratamentos oftalmológicos intravítreos. É mais um passo na recuperação da actividade no Serviço de Oftalmologia da ULSG, que se prepara para aumentar a produção a partir do próximo mês, com o aumento de disponibilidade dos oftalmologistas que desde há quatro meses apoiam a instituição.

“De realçar que em pouco mais de três meses, a ULS da Guarda conseguiu, reduzir a lista de espera para primeira consulta hospitalar e iniciar tratamentos com injecções intravítreas, realizando assim, consultas e tratamentos com maior antiguidade. Bem como reduzir a lista de utentes em triagem oftalmológica”, frisa a ULS.

LEIA TAMBÉM

Celorico da Beira, Guarda, Gouveia, Manteigas e Seia vão fazer parte da comissão de acompanhamento do programa de revitalização da Serra da Estrela

Os concelhos de Celorico da Beira, Guarda, Gouveia, Manteigas e Seia vão fazer parte da …

Nelas reforça combate à “Vespa Velutina”

Duas dezenas de apicultores do concelho de Nelas participaram, no dia 15 de Abril, numa …