Home - Opinião - Fora de Jogo: “Pressão Alta…”

Foi com enorme satisfação que aceitei o convite do director deste jornal para periodicamente aqui escrever e opinar sobre alguns temas de índole desportiva.

Fora de Jogo: “Pressão Alta…”

Dei a esta coluna de reflexão e opinião o título de “Pressão Alta…” por se tratar de uma expressão muito utilizada no mundo futebolístico, mas nem sempre compreendida…

Ao contrário do que por vezes nos é dado a entender, a “Pressão Alta” não é uma estratégia ou acção ofensiva, mas sim o início de uma acção defensiva, isto é, reconquistar aquilo que nos foi retirado…no caso da modalidade futebol, a posse de bola.

Também na vertente político-desportiva, a via do desenvolvimento desportivo concelhio terá de passar por uma estratégia de “Pressão Alta” inicial, ou seja, neste caso particular passar a exercer uma “Pressão Alta” logo no início do jogo, para conquistar e organizar aquilo que nunca tivemos, nomeadamente;

Um plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo, que contemple:

• Um programa calendarizado e fixo de eventos desportivos concelhios de carácter permanente;

• A criação de um modelo de Apoio ao Associativismo desportivo com normas orientadoras de atribuição de Subsídios;

• Um Modelo de apoio àprática Desportiva Federada com o objectivo de aumentar o número e qualidade dos praticantes e dos formadores;

• Um Modelo de apoio à prática Desportiva Escolar nomeadamente nas Escolas do 1º Ciclo;

• A Promoção de Actividades Desportivas de Apoio ao Turismo;

• O apoio à Prática Desportiva de Ocupação dos Tempos Livres;

• A Caracterização das Instalações Desportivas Concelhias;

• A promoção de actividades físicas direccionadas à população idosa e à população deficiente…

Uma Carta Desportiva Municipal

Novas Infraestruturas Desportivas necessárias para o desenvolvimento sustentado do desporto federado / lazer da população concelhia.

Proporcionar a Organização de Grandes Eventos Desportivos que projectem o Concelho no panorama nacional e internacional.

A estratégia do “Jogo Passivo” seguida ao longo dos tempos pelo Município está para o desenvolvimento desportivo do concelho como o “Sistema WM” está para o futebol actual… desactualizado!

As novas estratégias, modelos de jogo que hoje são inovação, e caracterizam o desporto-rei, onde a “Pressão Alta” é talvez o seu expoente máximo, terá de ter um igual desenvolvimento no campo da política desportiva municipal sob pena de com todo o jogo passivo e de contenção praticado no passado…agora que nos encontramos a perder… o esforço terá de ser muito maior para correr atrás do prejuizo!

joaoveloso@hotmail.com

LEIA TAMBÉM

As eleições, os políticos e os funcionários públicos. Autor: Nuno Tavares Pereira

Normalmente de quatro em quatro anos temos alguma instabilidade em muitos lares do nosso país. …

Tão compinchas que eles eram. Tão «galarozes» em que se transformaram… Autor: Carlos Martelo

Caríssimos. Escrevamos pois a glosar o mote: Na verdade, e não estou a descobrir a …