Home - Últimas - Forças de Segurança fazem 108 detenções devido ao Estado de Emergência

Forças de Segurança fazem 108 detenções devido ao Estado de Emergência

“Durante este período [primeira quinzena do Estado de Emergência] registaram-se 108 detenções pelas forças de segurança”, disse esta hoje o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, em conferência de imprensa, esclarecendo que 29 destas detenções aconteceram por violações das obrigações de confinamento. Eduardo Cabrita sublinha que as pessoas que violam as obrigações de confinamento “estão a pôr em causa não só a própria saúde, estão a pôr em causa a saúde e a segurança de todos aqueles com quem convivem”. Foram registadas, ainda, 10 tentativas de violação da cerca sanitária de Ovar.

Em terceiro lugar, são mencionadas as violações das obrigações de encerramento de estabelecimentos comerciais, mas sem avançar com número. O governante esclareceu, porém, que estas detenções foram feitas no âmbito de “uma acção que, quase na totalidade, foi feita num esforço de sensibilização, de pedagogia e de recomendação”.

Eduardo Cabrita registou ainda “um progresso verificado nas operações de repatriamento de cidadãos nacionais”. “Houve mais de 4 mil portugueses que indicaram pretender ter apoio do Estado no seu regresso a Portugal de locais, por vezes, particularmente longínquos, um pouco por todo o mundo. Cerca de 75 por cento desses repatriamentos já estão concretizados e estão a realizar-se diligências que permitirão o regresso nos últimos dias destes cerca de mil cidadãos nacionais que ainda se encontram fora do país”.

Essas diligências, explicou o ministro, são “nuns casos estritamente nacionais, noutros casos utilizando o mecanismo europeu de Protecção Civil, noutros ainda em articulação com outros países”.

LEIA TAMBÉM

Pulseira electrónica para suspeito de violência doméstica contra mulher em Figueira de Castelo Rodrigo

Um homem de 68 anos ficou sujeito a pulseira electrónica, depois de ser detido por …

Candidatos a Deputados do PS por Coimbra visitaram concelhos de Cantanhede, Góis e Figueira

Os candidatos do PS visitaram ontem o Hospital Rovisco Pais na Tocha, concelho de Cantanhede, …