Home - Últimas - Fornos de Algodres reabre cemitérios com muitas condicionantes no dia da mãe

Fornos de Algodres reabre cemitérios com muitas condicionantes no dia da mãe

A Câmara Municipal de Fornos de Algodres decidiu reabrir os cemitérios no próximo domingo, o dia da maãe, mas o processo está sujeito a conjunto de medidas extraordinárias, temporárias e de salvaguarda. “De forma a ser garantida a proteção da saúde pública, dos trabalhadores envolvidos e, simultaneamente, o controlo dos fatores de disseminação da doença e contágio, deverão ser adotadas todas as medidas que assegurem o cumprimento das recomendações definidas pela Direção-Geral de Saúde”, refere a autarquia.

No domingo, os cemitérios estarão abertos entre as 14h00 e as 17h00. Continua a manter-se um limite máximo de dez pessoas em simultâneo e a permanência no local será pelo tempo estritamente necessário, num máximo de 20 minutos. A autarquia refere ainda que deverá ser garantido o distanciamento social, impondo-se, assim, o distanciamento mínimo de dois metros entre pessoas. É ainda proibida a partilha de materiais de limpeza, a utilização de torneiras no interior dos cemitérios e é obrigatório o uso de máscara no interior do cemitério e a desinfeção das mãos à entrada e à saída.

A Câmara Municipal distribuirá por todas as Juntas de Freguesia Equipamento de Proteção Individual que possibilite que todos os munícipes acedam ao cemitério em segurança. Se neste período se verificar a realização de funerais, o cemitério será encerrado, funcionando de acordo com o estabelecido em dia imediatamente anterior a este aviso. “O controlo das entradas e saídas do cemitério será realizado pelas entidades competentes em matéria de gestão dos referidos espaços. Deverão ser cumpridas integralmente as instruções dadas pelos eleitos e trabalhadores do município e das freguesias. Solicita-se, assim, a compreensão e colaboração de todos”, conclui.

LEIA TAMBÉM

Frio e neve para a próxima semana

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alerta para uma diminuição das temperaturas …

Motorista de Eduardo Cabrita acusado de homicídio por negligência

O motorista que conduzia o carro onde seguia o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, …