Home - Desporto - FPA afasta, “sem explicação”, Rui Coelho, atleta de Seia, dos Campeonatos Europeus de Atletismo

FPA afasta, “sem explicação”, Rui Coelho, atleta de Seia, dos Campeonatos Europeus de Atletismo

O atleta Rui Coelho, de Seia, que recentemente concluiu a prova dos 35 quilómetros marcha dos Campeonatos do Mundo de Atletismo, que decorram no estado do Oregon (EUA), na 39.ª posição a prova dos 35 quilómetros marcha dos Campeonatos do Mundo de Atletismo não foi convocado para os Campeonatos Europeus de Atletismo que decorrem entre 15 e 21 deste mês, na cidade alemã de Munique. Rui Coelho responsabiliza a Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) por esta decisão, já que garante estar apurado e cumprir todos os requisitos necessários para disputar aquela prova.

“E isto sem que nenhuma explicação chegasse a mim, ao meu treinador ou ao meu clube, não consigo, infelizmente, transmitir mais informações. Foi-me apenas comunicada a intenção da FPA de não me integrar na selecção, ainda que apurado pelo ranking”, conta este beirão, fazendo questão de esclarecer o que é necessário para participar naquela prova.

“Para marcar presença no Campeonato da Europa é necessário um de dois requisitos: cumprir a marca directa prevista ou estar posicionado nos primeiros 35 lugares do ranking europeu. Neste momento, estou na 33.ª posição e é o culminar de uma época que considero de excelência”, atira.

Rui Coelho promete agora avançar com todos os recursos, extrajudiciais e judiciais, que tenha ao seu dispor para estabelecer o cumprimento das próprias normas da instituição. “Sem excepção, mais uma vez vou reunir todos os esforços por este objectivo e em nome da paixão e dedicação que nutro pelo desporto”, frisa, adiantando que está em plena forma física.

“Sempre representei com o maior afinco o meu país, tal como ficou demonstrado no último Campeonato do Mundo, competição em que alcancei a minha melhor marca do ano”, resume.

O atleta termina lembrando que a Federação Portuguesa de Atletismo “tem como fim primordial servir os atletas que contra tudo e todos dão o que têm e muitas vezes não têm pelo desporto”. “Estão meses e meses de trabalho em causa”, conclui.  Curiosamente, Portugal apresenta nesta competição uma delegação com 43 atletas, um número recorde, em Campeonatos Europeus.

LEIA TAMBÉM

Carnaval escolar volta a sair às ruas de Nelas e Canas de Senhorim

Cerca de mil crianças e jovens dos agrupamentos de escolas do concelho de Nelas e …

Portugal continental com chuva forte e persistente até quarta-feira

A meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Ângela Lourenço, alertou esta …