O vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital está a ponderar avançar como candidato à liderança da Federação Distrital de Coimbra do Partido Socialista. José Francisco Rolo reconheceu ao CBS que já foi sondado nesse sentido por militantes e que existiram mesmo contactos com Lisboa para a possibilidade de entrar na corrida que se avizinha. Rolo, porém, deixa claro que a sua actual grande prioridade é cumprir o mandato no município que lhe foi “confiado pelos oliveirenses”.
Sublinhando que irá fazer uma avaliação e ponderar muito bem todas as consequências da corrida à liderança Distrital do partido, o autarca faz questão de clarificar que, qualquer decisão que venha a tomar, não lhe passa pela cabeça abandonar o cargo na Câmara. “Os primeiros passos são ponderar, ponderar e ponderar. Mas, para mim, não existe dúvida que em primeiro lugar está o meu compromisso com os oliveirenses”, explicou José Francisco Rolo, assegurando que “em nenhuma circunstância, a não ser num caso verdadeiramente extraordinário, abandonaria a Câmara”.
“Quanto ao resto, o que posso confirmar é que fui sondado para me candidatar e houve contactos com a estrutura nacional em Lisboa”, frisou, deixando para os próximos tempos uma tomada de posição definitiva.
As eleições para a Federação de Coimbra parecem ser daquelas que prometem fazer correr muita tinta. O actual líder distrital, Pedro Coimbra, não terá vida facilitada porque poderá não contar com a “estrutura da concelhia”, segundo fontes socialistas locais. O deputado, que esteve com António José Seguro nas primárias, deverá recandidatar-se, mas antes de anunciar a candidatura pretende auscultar apoios. Além de Francisco Rolo, outro nome falado para este embate é o do presidente da Câmara da Lousã, Luís Antunes.