Home - Outros Destaques - Fundação Aurélio Amaro Diniz, de Oliveira do Hospital, estabelece acordo de cooperação com Ministério da Saúde
José Carlos Alexandrino garante que existem três médicos dispostos a vir trabalhar para Oliveira do Hospital desde que sejam contratados pela tutela

Fundação Aurélio Amaro Diniz, de Oliveira do Hospital, estabelece acordo de cooperação com Ministério da Saúde

A Fundação Aurélio Amaro Diniz, de Oliveira do Hospital, é a única instituição da região Centro abrangida pelos recentes acordos de cooperação com o sector social para prestação de cuidados de saúde, segundo o Ministério da Saúde que aprovou 12 acordos de cooperação com o sector social, no valor de 187,3 milhões de euros, com a realização de despesa plurianual a ser autorizada pelo Conselho de Ministros. O acordo é valido por três anos.

Os acordos de cooperação foram estabelecidos com entidades do sector social nas Administrações Regionais de Saúde do Norte (10 acordos por cinco anos), do Centro (um acordo por três anos) e de Lisboa e Vale do Tejo (um acordo por três anos), adianta o Ministério. O Hospital Fundação Aurélio Amaro Diniz que assegura o serviço de urgências, em Oliveira do Hospital, durante a semana, das 20h00 às 8h00, e aos fins-de-semana e feriados todo o dia. A instituição tem uma unidade móvel que disponibiliza cuidados básicos à população idosa com dificuldades no acesso aos serviços de saúde.

“Esta manutenção de colaboração entre entidades do sector social e o Serviço Nacional de Saúde, a par dos restantes acordos celebrados com as Administrações Regionais de Saúde, permite aumentar a capacidade de resposta às necessidades em saúde dos utentes do SNS abrangidos, designadamente, através do aumento do número global de consultas e cirurgias realizadas, e, no caso do Acordo com o Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão, do acesso a prestações especializadas de cuidados”, salienta o Ministério da Saúde.

“Trata-se de um importante marco na garantia de acesso e ampliação da capacidade disponível para prestação de cuidados de saúde em proximidade, que o Ministério da Saúde e as suas instituições continuam empenhados em promover e garantir às populações”, refere o Governo.

Na Região Centro o acordo de cooperação é estabelecido com a Fundação Aurélio Amaro Diniz, para prestação de cuidados de saúde; em Lisboa com a Santa Casa da Misericórdia, para prestação de cuidados de saúde especializados pelo Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão; e na Administração Regional de Saúde do Norte com as Santas Casas da Misericórdia, referentes à aquisição de prestações de saúde.

 

LEIA TAMBÉM

Oliveira do Hospital com 82 novos infectados com a COVID-19

Desde sexta-feira, o concelho de Oliveira do Hospital registou 82 novos casos, num período que …

Alvoco das Várzeas recebe plantação de espécies autóctones

A Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC), no âmbito do projeto F4F – …