Home - Últimas - Gabinete Episcopal da Diocese da Guarda garante que missa de Ervas Tenras, Pinhel, foi uma celebração privada

Gabinete Episcopal da Diocese da Guarda garante que missa de Ervas Tenras, Pinhel, foi uma celebração privada

O Gabinete Episcopal da Diocese da Guarda assegura que a celebração Eucarística que foi noticiada na localidade de Ervas Tenras, concelho de Pinhel, numa altura em que estão proibidas, era à porta fechada. “Portanto não pública”, refere, acusando a equipa da SIC de ter recolhido imagens de forma abusiva (na reportagem surge assinalado que as imagens estão a ser recolhidas por câmara oculata) com recurso a um telemóvel.

“De acordo com as regras conhecidas e aprovadas pela DGS, todos os sacerdotes celebram diariamente a Eucaristia e também aos domingos, embora de forma não pública, como mandam as regras oportunamente dadas a conhecer”, continua o comunicado, salientando que a celebração Eucarística, mesmo em privado, tem necessariamente presença do Presidente e de mais alguns participantes, sempre em número reduzido e respeitando as regras. E pela informação que temos, na celebração Eucarística a que a notícia se refere, não estavam mais de seis participantes, além do Presidente”, sublinha.

O Gabinete Episcopal da Diocese da Guarda lamenta que tenha havido captação de imagens nesse espaço privado e fechado ao público, sem a devida autorização, o que pode ser considerado violação dos direitos das pessoas, nomeadamente o direito à privacidade.

No final, porém, os poucos fiéis presentes defenderam o sacerdote e asseguraram, para a câmara visível, que apenas deixam de ir à missa nas vindimas. O sacerdote, por seu lado, explicou que se trata de um número limitado de pessoas, alegando que sabe quem vem, e que é sempre respeitado o distanciamento social e o tempo élimitado a cerca de meia-hora. Sublinhou mesmo que as pessoas “precisam de respirar”.

Foto: facebook do jornal A Guarda

Ver a reportagem da SIC

 

LEIA TAMBÉM

Gouveia oferece dois bilhetes com desconto de cinco euros no comércio local e sorteio de dez mil euros em prémios

O município de Gouveia laçou uma campanha, que se prolonga até ao dia 2 de …

Natal na área da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela oferece animação e procura recuperar tradições

A Serra da Estrela conta com festividades alusivas a esta época que não esquecem as …