Um total de 179 pessoas foram detidas pela GNR no passado fim-de-semana, a grande maioria, 126, por conduzir sob efeito do álcool, informou hoje a corporação em comunicado.
No decorrer das operações do fim-de-semana, em quase todo o país, foram detidas ainda 28 por condução sem carta, cinco por tráfico de estupefacientes, duas por posse de armas proibidas, duas por furto e uma por violência doméstica.
A GNR fiscalizou 7.879 condutores e detectou 2.447 infracções, a maior parte excessos de velocidade.
No âmbito da operação “Moto” a GNR intensificou de sexta-feira a domingo a fiscalização de motociclos, tendo detido 17 condutores. A falta de carta e o excesso de álcool foram as principais causas. Segundo o comunicado da GNR foram fiscalizados 5.078 motociclistas e foram detectados 38 com deficiente iluminação e sinalização, 30 sem seguro e noutros oito falta ou incorrecta posição do capacete.
Na mesma altura, segundo o comunicado, foram apreendidas 2.585 doses de haxixe, 37 de cocaína, 10 de heroína, 12 pés de cannabis, três armas de fogo, duas armas brancas, dois automóveis e mais de mil euros em dinheiro.