Home - Destaques - GNR sinaliza idosos que vivam sozinhos ou isolados

GNR sinaliza idosos que vivam sozinhos ou isolados

A Guarda Nacional Republicana dá hoje início à “Operação Censos Sénior 2014”, uma campanha de segurança direcionada aos idosos que vivem sozinhos ou isolados.

A operação, de dimensão nacional, que vai decorrer até 15 de fevereiro tem como objetivos atualizar o registo dos idosos que vivem sozinhos e ou isolados e identificar novas situações, informando as entidades competentes das situações de potencial perigo.

Durante a operação, serão também levadas a cabo ações de sensibilização para que a população idosa adote comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco de se tornarem vítimas de crimes. Durante a operação será ainda divulgado o programa “Residência Segura”, com o intuito de motivar a população idosa ao preenchimento de uma “ficha de residência”, que permite recolher os elementos necessários para elaboração do mapa da região, com a localização georreferenciada de todas as residências aderentes ao projeto.

Desta forma, a GNR está capaz de direcionar os meios humanos e materiais, aplicando-se o policiamento de proximidade e segurança comunitária como modelo de policiamento, para que a população aderente ao programa consiga identificar cada um dos militares responsáveis pelo programa, possibilitando uma melhor troca de informações, aumentando assim o sentimento de segurança.

Na 3ª edição da Operação Censos Sénior, realizada entre 15 de janeiro e 28 de fevereiro de 2013, a GNR sinalizou 28 197 idosos a residirem sozinhos ou em locais isolados.

LEIA TAMBÉM

médicos

Utentes de Nelas exigem reabertura da urgência e melhores serviços de saúde

Uma centena de utentes do centro de saúde de Nelas exigiu hoje a reabertura das …

Edição de 2021 do Rali de Tábua cancelada devido a calendário sobrecarregado

A edição de 2021 do Rali de Tábua, previsto para 13 e 14 de Novembro, …