Home - Sociedade - GNR vai intensificar fiscalização à utilização de telemóveis

GNR vai intensificar fiscalização à utilização de telemóveis

A Guarda Nacional Republicana (GNR) vai realizar, durante a próxima semana e em todo o território nacional, uma campanha que pretende sensibilizar os condutores para os riscos associados ao uso indevido do telemóvel durante a condução.
Sob o lema “A sua prioridade é viver, não é atender!”, numa primeira fase (30 de Novembro e 2 de Dezembro) serão realizadas diversas acções de sensibilização, através das Secções de Programas Especiais dos Comandos Territoriais, com especial incidência para o meio escolar. Numa segunda acção (3 e 4 de Dezembro) será intensificada a fiscalização rodoviária, através dos vários Comandos Territoriais e da Unidade Nacional de Trânsito, no sentido de detectar este tipo de infracções.

A incorrecta utilização e o manuseamento dos telemóveis ou dispositivos similares durante a condução, para a realização de chamadas, envio de mensagens ou consulta de redes sociais, limita as capacidades do condutor, provocando, segundo a GNR, distracção visual (tira os olhos da estrada); limitação motora (tira as mãos do volante); condicionamento cognitivo (abstrai a mente da condução).

Desde o início do ano e até ao dia de ontem, 27 de Novembro, foram detectadas mais de 26 mil infracções por uso indevido do telemóvel durante a condução.Telemóvel

LEIA TAMBÉM

Três feridos, um deles em estado grave, em colisão no IP3, em Mortágua

Uma colisão entre dois carros fez, hoje, três feridos, um deles em estado grave, em …

Árbitro Rui Ventura avança com processo e providência cautelar contra a AF da Guarda

O presidente do Núcleo de Árbitros de Futebol e Futsal Serra da Estrela deu ontem …