Home - Região - Góis: ADIBER inaugurou Centro de Artesanato e Dinamização Social do Vale do Ceira

Góis: ADIBER inaugurou Centro de Artesanato e Dinamização Social do Vale do Ceira

Representando um investimento de 70 mil euros co-financiado pela Sub-Acção 7.1 do AGRIS, o novo espaço apresenta uma valência dedicada à promoção e valorização do artesanato e dos produtos locais, bem como à recriação e revitalização das tradições rurais.

Paralelamente, espaço pretende-se afirmar como centro cívico e social da aldeia, onde será prestado apoio a uma população marcadamente idosa, para além de fomentar o convívio entre pessoas que vivem isoladas geográfica e socialmente, criando uma maior proximidade entre si.

Para dinamização desta valência foi celebrado um protocolo de cooperação entre a ADIBER e a Santa Casa da Misericórdia de Góis, que assumirá a responsabilidade por este serviço, para além de ter apoiado a aquisição do equipamento, através do Projecto “Progredir em Igualdade e Cidadania”.

Na cerimónia, que contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Góis, Maria de Lurdes Castanheira e do director do Centro Distrital da Segurança Social, Mário Ruivo, o presidente da direcção da ADIBER,José Cabeças, relembrou o processo de implementação do projecto, destacando o papel desempenhado pelo casal Valentim e Lucinda Rosa pelo empenho que colocaram na sua concretização.

Para além de reconhecer o mérito dos habitantes na concretização do projecto, a presidente da Câmara Municipal de Góis – viu o seu nome ser atribuído a uma sala do novo centro instalado num edifício de traça tradicional – destacou o esforço da população em se manter nestas aldeias fazendo com que as mesmas tenham vida própria.

A autarca disponibilizou o apoio da Câmara para dar continuidade à valorização da aldeia, que “tem condições para se afirmar como um espaço de referência no Concelho de Góis”.

Com esta iniciativa, a ADIBER assinalou também a passagem do Ano Europeu de Combate à Pobreza e à Exclusão Social que se comemora em 2010.

LEIA TAMBÉM

MAAVIM vai pedir ao ministro da Agricultura e à líder da CCDR Centro que coloquem lugar à disposição

O Movimento Associativo de Apoio às Vítimas dos Incêndios de Midões (MAAVIM) deverá pedir amanhã …

CAULÉ – CAULÉ. Afinal o que é ? Autor: João Cruz

É uma espécie de euromilhões que devia sair por todos os associados mas que não …