Home - Últimas - Gouveia mantém aposta no apoio financeiro aos productores de ovinos e caprinos do concelho

Gouveia mantém aposta no apoio financeiro aos productores de ovinos e caprinos do concelho

O município de Gouveia abriu  o concurso para a atribuição de apoios e incentivos por parte da autarquia aos productores de ovinos Serra da Estrela e de caprinos do concelho. A fase de candidaturas decorre até ao final do mês de Abril e este incentivo, aprovado em 2019, destina-se “aos agricultores, pessoas singulares ou colectivas com domicílio fiscal e com assento de lavoura no concelho de Gouveia”. O apoio vai desde a atribuição de um subsídio à instalação de explorações pecuárias de gado ovino e caprino até ao apoio às queijarias devidamente licenciadas.

Os jovens agricultores, por exemplo, poderão beneficiar de um incentivo de cinco mil euros euros na primeira instalação no sector da ovinicultura da raça Serra da Estrela ou caprinicultura. A autarquia destinou também um incentivo à manutenção do efectivo pecuário reprodutor das explorações existentes no valor de cinco euros por animal para ovinos Serra da Estrela, e de um euro por animal para ovinos de outras raças e caprinos.

O município aposta ainda num incentivo para aumento de efectivo pecuário reprodutor de dez euros por animal até ao máximo de 30, e de seis euros por animal para mais de 30 animais, no que respeita a ovinos da raça Serra da Estrela. Já o aumento do efetivo pecuário reprodutor para ovinos de outras raças e caprinos terá um subsídio de cinco euros por animal (até 30 animais) e de três euros para mais de 30 animais.

O município tem ainda previsto um incentivo para a produção de leite Serra da Estrela por ovinos das explorações com assento de lavoura no concelho, sendo que para o leite Serra da Estrela transformado em queijarias locais será atribuído o apoio de dois sentimos por litro, e para o leite transformado fora do âmbito das queijarias do concelho será de 0,005 euros/litro. Já as queijarias devidamente legalizadas podem candidatar-se a um incentivo no valor de 250 euros por ano.

LEIA TAMBÉM

Homem morreu ontem na sequência num acidente com um tractor no concelho de Seia.

O condutor de um tractor faleceu, ontem, na sequência de um despiste no concelho de …

Pressão da COVID-19 alivia no Carregal do Sal

O concelho do Carregal do Sal teve hoje dois pacientes coma COVID-19 recuperados e não …