Home - Últimas - Governo anuncia testagem em todos os estabelecimentos de educação e para alunos e pessoal docente e não docente

Governo anuncia testagem em todos os estabelecimentos de educação e para alunos e pessoal docente e não docente

As creches e escolas privadas estão incluídas na implementação da testagem à Covid-19 anunciou hoje o Governo. Serão realizados também testes “a alunos e pessoal docente e não docente”, num processo que será implementado pelo Ministério da Educação e Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. Num comunicado é sublinhado que a medida surge na sequência da autorização da despesa para a realização desta testagem, aprovada em Conselho de Ministros, no passado domingo.

A testagem em todos os estabelecimentos de ensino segue, assim, as orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS) e a orientação conjunta sobre “o programa de rastreios laboratoriais para SARS-COV-2 nas creches e estabelecimentos de educação e ensino”.

“Como destaca a DGS, a utilização de testes rápidos de antigénio periódicos, na atual situação epidemiológica, ‘constitui uma medida adicional às medidas de prevenção da infeção, como o distanciamento, o uso de máscara, a ventilação dos espaços ou as medidas de higiene e etiqueta respiratória, visando uma retoma mais segura das atividades educativas e letivas presenciais'”, é lembrado na referida nota.

O Executivo recorda ainda que o processo de testagem em escolas foi desencadeado no final de Janeiro, “tendo já permitido a realização de mais de 64 mil testes, apesar da transição para o ensino à distância causado pela evolução da pandemia”.

LEIA TAMBÉM

Rui Rio escolheu Gustavo Duarte como cabeça de lista pelo distrito da Guarda e Mónica Quintela por Coimbra

O ex-presidente da CM de Vila Nova de Foz Côa Gustavo Duarte vai ser o …

Arganil aposta em orçamento superior a 24 milhões de euros para 2022 e devolve IRS aos munícipes

O orçamento municipal de Arganil para 2022, no valor de aproximadamente 24 milhões e 400 …