Home - Nacional - Governo quer fechar mais de 400 escolas

Governo quer fechar mais de 400 escolas

O ministério da Educação quer encerrar mais de 440 escolas já no próximo ano letivo. Segundo noticiou ontem a TVI a proposta é para ser aplicada já no próximo ano letivo.

Segundo documentos a que aquela estação de televisão teve acesso, o ministro da Educação, Nuno Crato, quer fechar mais 448 estabelecimentos de ensino do 1º ciclo e do pré-escolar com menos de 21 alunos.

A região centro do país é a mais afetada com o encerramento de mais de 200 estabelecimentos de ensino.

Viseu e a Guarda são os distritos onde mais escolas podem fechar já no próximo ano letivo. A proposta foi apresentada às autarquias e já levou municípios de Trás-os-Montes a pedir a intervenção do primeiro-ministro Passos Coelho para travar a decisão.

Nuno Crato nunca descartou a hipótese de vir a encerrar mais algumas dezenas de escolas, mas o número proposto pelo ministério da educação é bem maior: 448 estão na lista de encerramento definitivo apresentada às autarquias e a que a TVI teve acesso.

Nuno Crato quer acabar com estabelecimentos de ensino do 1º ciclo e do pré-escolar com menos de 21 alunos.

Viseu é o distrito mais afetado com o encerramento de 62 escolas. Segue-se a Guarda com 45 escolas e o distrito de Santarém com 37 estabelecimentos de ensinos em risco de não abrir portas no próximo ano letivo, ou seja, já no próximo mês de setembro. Uma razia que está a indignar os autarcas, como os da região de Trás-os-Montes, onde está previsto o encerramento de mais de 30 escolas.

Contactado pela TVI, o ministério da Educação relembra os objetivos do reordenamento da rede de escolas do 1.º ciclo, ressalvando que o processo está ainda a decorrer em diálogo com as autarquias.

tvi

LEIA TAMBÉM

Um ferido grave em despiste no Carregal do Sal

Um homem, de 25 anos, ficou gravemente ferido após despiste do carro que conduzia em …

Rui Rio acredita na conquista da CM de Oliveira do Hospital e Francisco Rodrigues fala em “dinâmica de vitória irreversível”

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital é uma das autarquias que o presidente do …