Home - Últimas - Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela regressa esta sexta-feira à estrada

Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela regressa esta sexta-feira à estrada

Três anos depois, o Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela está de volta à estrada para a sua 5ª edição, que terá lugar entre sexta-feira e domingo. O início será em Seia que avisou que, nos dias 25 e 26, o trânsito e o estacionamento vão ficar condicionados na Avenida Luís Vaz de Camões, em Seia, nos dias 25 e 26 de Maio. A prova, depois, vai passar 16 municípios da Associação de Municípios da Cova da Beira, surgindo a passagem pela Torre, na última e decisiva jornada. As principais emoções das quatro etapas do Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela vão ser transmitidas em directo na CMTV.

“Antes de tudo, esta corrida já merecia ir para o Guinness só pelo facto de ser a que tem mais presidentes de Câmara a assistir à apresentação”, começou por brincar o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, lembrando depois a importância que tem este Grande Prémio para a zona das Beiras. “O ciclismo une territórios, aproxima regiões. Esta prova é um exemplo disso mesmo. Temos aqui tudo o que é preciso para o ciclismo, que mais do que em evento desportivo é um acontecimento social. Correr nesta zona do país, onde a natureza é mais bela, é apenas mais um aliciante”, sublinhou Delmino Pereira.

A 5ª edição do Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela tem como novidade o facto de concentrar quatro etapas em três dias, com o arranque da corrida a dar-se em dose dupla, com um contra-relógio por equipas da parte da manhã e uma etapa em linha da parte da tarde.

O presidente da Associação de Municípios da Cova da Beira acredita que este evento terá “um impacto económico na região que ascende aos dois milhões de euros, tudo isto suportado por uma equipa de 700 pessoas, nove mil refeições, três mil dormidas directas”. E a intenção da organização passa por fazer crescer estes números nos anos próximos, estando em cima da mesa a internacionalização da prova para Espanha. “A nossa ideia passa por potenciar além-fronteiras algo que tem sucesso por cá. Já houve contactos com Salamanca e veremos até onde podemos ir no futuro”, acrescentou Rui Ventura.
A 5ª edição do Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela contará com a presença de 117 ciclistas distribuídos por 17 equipas, sendo que seis delas são internacionais. De Espanha chegam a Burgos BH, Caja Rural-Seguros RGA e Electro Hiper Europa; de Angola a Bai Sical Petro de Luanda; a Xspeed United Continental do Canadá; e, por fim, das Filipinas vem a NSJBI Victoria Sports Cycling Team, que conta com vários ciclistas lusos nas suas fileiras, entre eles André Cardoso e José Mendes.

Já as equipas portuguesas continentais e de clube são a ABTF Betão-Feirense, AP Hotels & Resorts / Tavira / SC Farense, Aviludo-Louletano-Loulé Concelho, Efapel Cycling, Glassdrive / Q8 / Anicolor, Credibom-L.A. Alumínios-MarcosCar, Rádio Popular-Paredes-Boavista, Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua, JVPerfis Windmob, Santa Maria da Feira-Segmento D’Época-REOL e Óbidos

Etapas

1ª etapa – 26 de Maio – contra-relógio por equipas
Partida: Avenida Luís Vaz de Camões, Seia (10h00)
Chegada: Avenida 25 de Abril, Gouveia (10h20)

2ª etapa – 26 de Maio
Partida: Estrada Nacional 16, em frente ao Município, Fornos de Algodres (15h25)
Chegada: Avenida Sá Carneiro, Figueira de Castelo Rodrigo (18h30)
Prémios de montanha: Celorico da Beira (3ª categoria); Trancoso (3ª categoria)

3ª etapa – 27 de Maio
Partida: Penamacor, junto ao Município (12h00)
Chegada: Avenida Frederico Ulrich, Pinhel (16h18)
Metas volante: Belmonte e Sabugal

4ª etapa – 28 de Maio
Partida: Avenida da Liberdade, Fundão (11h00)
Chegada: Guarda, junto ao Município (15h28)
Prémios de montanha: Alpedrinha (3ª categoria); Torre (1ª categoria); Sabugueiro (2ª categoria); Guarda (3ª categoria)
Meta volante: Manteigas

LEIA TAMBÉM

Calor regressa em força esta semana e termómetros podem chegar aos 36ºC

O Instituto Português e da Atmosfera prevê que a temperatura vai subir ao longo da …

IPG

Politécnico da Guarda lança curso para capacitar cuidadores informais

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) lançou um curso com participação de acesso livre e …